Fachada de vidro: vale a pena instalar?



Com certeza a fachada de um imóvel diz muito sobre ele: mostra o estilo, o requinte e também o bom gosto (ou não) dos proprietários. É a fachada o cartão de visitas de um ambiente e a primeira coisa que será notada por quem vem de fora. Pensar na fachada de uma casa pode ser algo bem simples ou bem mais complicado se você não souber ao certo o que quer e quais as vantagens e desvantagens de cada opção.

Grande fachada de vidro residencial -  Um projeto arquitetônico que passa a sensação de amplidão e liberdade em residências.

Grande fachada de vidro residencial – Um projeto arquitetônico que passa a sensação de amplidão e liberdade em residências.

Cada vez mais utilizada em casas de condomínio e edifícios de luxo, a fachada de vidro é uma opção belíssima para deixar seu imóvel com uma linda aparência, moderna e valorizada.

Sim, uma das grandes vantagens é valorização estética do imóvel, podendo aumentar seu preço no caso de venda. Você pode utilizar o vidro em todo o entorno do imóvel ou em determinados locais. Se quiser valorizar a obra já finalizada, a ideia é fazer apenas o portão de vidro. Assim, a casa fica a mostra. Já no caso de escolher apenas alguns locais na própria construção, a dica é utilizar a fachada em determinadas paredes de determinados cômodos apenas. Lembre-se de optar pelo vidro ideal – de acordo com o que você deseja mostrar (ou esconder) de dentro do imóvel.

Fotos de Fachadas de Vidro

O casamento da arquitetura com o vidro é algo que vêm de séculos. Desde o Renascimento, quando o vidro era um material raro e caríssimo, já era usado na arquitetura como um símbolo de poder nas famílias italianas. A partir do século XIX, ele passa a ser usado para garantir a transparência em projetos arquitetônicos, comum charme ímpar até então.

Esse fascínio perdura até hoje, pois a construção com fachadas de vidro se tornou um dos símbolos da arquitetura do chamado “estilo internacional”, inaugurado por Mies Van der Rohe.

Fotos de fachadas de vidro comercial

A arquitetura comercial combina muito bem com o uso das fachadas de vidro, por proporcionar a transparência necessária e a visibilidade que uma loja venha a querer ter. Também se tornou uma espécie de simbolo dos prédios de escritórios, compondo boa parte do que se chama da “ideia” de prédio de escritório quando vemos um, tornando-o facilmente reconhecível.

Projeto de prédio com fachada de vidro plotada em Porto Alegre, no sul do brasil.

Projeto de prédio com fachada de vidro plotada em Porto Alegre, no sul do brasil.

Fachada com pano de vidro m projeto comercial europeu.

Fachada com pano de vidro m projeto comercial europeu.

Projeto de pano de vidro em projetocomercial

Projeto de pano de vidro em projeto comercial

Fotos de fachadas de vidro residencial

Embora seja mais frequentemente usada em edificações de caráter comercial, a arquitetura com planos de vidro também cai muito bem em projetos de fachadas de projetos residencias. basta que o projeto tenha um bom estudo de orientação solar para evitar problemas com a insolação direta no interior de uma residência.

vProjeto de fachada residencial com vidro curvo. A transparência dessa fachada esta garantida.

Projeto de fachada residencial com vidro curvo. A transparência dessa fachada esta garantida.

asa moderna com diversos trechos de fachada de vidro.

Casa moderna com diversos trechos de fachada de vidro.

Casa de container reciclado

Casa de container rural. O projeto desta casa conta com grandes planos de vidro na fachada e pilotis de concreto armado.

Principais Vantagens da Fachada de Vidro

Além de tudo o que já foi dito, é importante lembrar que a fachada compõe muita elegância a um projeto e são ótimas para quem deseja interação entre os cômodos e a paisagem natural do lado de fora. Também é um excelente meio de permitir que a luz natural do dia adentre o recinto, gerando com isso economia de energia e muita luminosidade.

Desvantagens da Fachada de Vidro

O vidro “denuncia” com muita facilidade a sujeira: marcas diversas ficam “impressas” nas superfícies transparentes, o que implica em limpeza e manutenção frequentes. Da mesma forma, se a fachada fica exposta a variações climáticas, areia de praia ou chuvas frequentes, a possibilidade de marcas e manchas é muito grande. Pensando isso, a fachada de vidro necessita de uma manutenção frequente para garantir seu aspecto de limpeza e translucidez.

Lembre-se que ao optar por uma fachada em vidro, você deve buscar empresas idôneas e serviços responsáveis, que utilizem vidro com tratamento correto e próprio para a construção, e que garantam melhor aproveitamento de material, além de uma instalação correta. Na hora de trocar alguma peça, não há possibilidade de aproveitamento.

Desempenho térmico dos panos de vidro

O desempeno térmico de uma fachada de vidro é um problema a parte. Com relação à sensação térmica, o vidro esquenta mais o ambiente, tornando o uso do ar condicionado quase indispensável. Portanto, isso também deve ser levado em consideração, pois a economia feita com iluminação pode ser gasta com resfriamento do local. Normalmente, os projetos plenos de fachadas de vidro são feitos em uma orientação solar que permita que a fachada fique livre da incidência do Sol a maior parte do dia. Caso contrário, o calor no interior da peça pode ser tornar insuportável.

Vidro Serigrafado para fachada

Vidro monolítico serigrafado para fachada

Uma das opções para contornar o problema do desempenho térmico é investir em soluções para que o vidro melhore seu índice de desempenho. As soluções em tecnologia são muitas, embora sejam ainda pouco populares no Brasil. Vão das mais simples, como a aplicação de textura refletiva serigrafada no vidro, fornecida pela glasseviracon (imagem acima), às mais caras como vidros tecnológicos com baixo índice de refração de ondas infravermelhas, impedindo que o calor penetre no recinto.

O importante ao se projetar uma fachada de vidro é levar os fatores ambientais locais para verificar a viabilidade do projeto, e possíveis alternativas para contornar problemas de desempenho que as fachadas de vidro possam apresentar.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários