Fita de LED » Preço, Instalação e Dicas de Decoração

Muito já se ouviu falar sobre TVs e lâmpadas de LED. Mas um produto que vem ganhando espaço no mercado é a fita LED. Sigla em inglês para Light Emitting Diode, que significa diodo emissor de luz, o LED é um condutor de energia elétrica que quando energizado, emite a luz que podemos ver. São práticas e eficazes, e excelentes para compor detalhes de iluminação linear e lugares como a cozinha, sancas e outros, além de serem muito econômicas e duráveis. Confira a seguir algumas dicas para usar e abusar de Fitas LED na sua decoração.

Fita LED branca usada na iluminação de sancas, rodapés e detalhes

Fita LED branca usada na iluminação de sancas, rodapés e detalhes

Como comprar Fita de LED

A fita de LED é vendida por metro e é muita usada para iluminação indireta (escondida). Como seu ângulo de visão da emissão de luz é de cerca de 120º, torna-a bastante flexível em iluminação em sancas, rodapés e produtos eletrônicos, como semáforos, painéis, outdoors e sinalizador de avisos. Embora escondida, propicia uma faixa de iluminação mais consistente. A durabilidade pode alcançar 50.000 horas de uso. Isso dá a característica de longa durabilidade ao produto e ainda resultam em um custo mínimo (economia) de manutenção, uma vez que evitam substituições e prejuízos constantes.

Geralmente a fita LED costuma ser vendida em rolos de 5 metros. Muito cuidado na hora de comprar, para não levar um produto de bixa qualidade tentando barganhar: Existem várias apresentações de fitas LED – Algumas variam a frequência de LEDs na fita, outras podem ser de cores diferentes. Você tem que ficar atento na hora de comprar:

Sempre tente comprar o LED com a maior frequência de LEDs possível na fita. Isso porque os LEDs com pouca frequência acabam marcando os pontos de onde ficam os LEDs. Se a frequência for maior, a iluminação da fita será mais homogênea.

Como usar fita de LED na decoração

Com uma revolução ao que se refere à decoração, as fitas de LEDs iluminam, demarcam e decoram o ambiente. Por isso, já podem ser visto em ambientes comerciais e aos poucos estão chegando às residências. Muitos modelos são comercializados com fitas dupla-face, que permitem uma instalação rápida e duradoura.

Ao ser aplicada e utilizada em locais úmidos ou sob a água (piscinas e banheiros), a fita é envolvida por um capa de silicone que a torna a prova d’água. Embora contenha baixa tensão, jamais faça esse tipo de instalação sem a devida proteção. Produzindo calor mínimo, não emitem raios ultravioletas ou infravermelhos, ótima vantagem no que diz respeito a usabilidade. Assim, podem ser usadas em áreas de vegetação que não causarão danos ao meio ambiente.

sancas e nichos com fitas de LED em decoração de sala moderna

sancas e nichos com fitas de LED em decoração de sala moderna

Decoração de quarto feita com Sanca de Gesso com LED azul

Decoração de quarto feita com Sanca de Gesso com LED azul

Fitas LED sub a bancada dBancada da cozinha ao fundo, iluminada na parte inferior com Fitas LED

Bancada da cozinha ao fundo, iluminada na parte inferior com Fitas LED

Ponte decorada com fitas de Power-LED

Ponte decorada com fitas de Power-LED

LED azul usado atrás do rack da sala de estar

LED azul usado atrás do rack da sala de estar

Para a instalação é necessária mão de obra especializada, pois requer cuidados especiais. Mas o procedimento é padrão, deve-se medir e cortar o tamanho da fita que será usada. Deve-se soldar os fios do driver (transformador de alta voltagem então ligadas às tensões de 127 ou 220V) com um ferro de solda e estanho na fita de LED. Verifique se os polos estão ligados corretamente e teste na iluminação antes da instalação. Feito isso, instalar a fita no local desejado, deixando-a o menos visível que puder.

É possível encontrar as fitas nas cores brancas (que são as “clássicas”), com diferentes tonalidades. Essa diferença de tonalidade é para representar a temperatura de cor – quente ou fria –, ou seja, quanto mais quente mais amarelada e quando mais fria mais azulada a fita. Também é possível encontrá-la em vermelho, verde, azul etc., e os LEDs RGB, resultado de diversas cores controladas por um dimmer (dispositivo utilizado para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga) ou controle remoto.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comments - Add Comment

Comentários