Flor de Natal (Euphorbia pulcherrima / Poinsétia)

Quer uma dica a mais para ter um jardim lindo e colorido? Então, conheça a flor de natal, suas cores, aprenda como fazer mudas, e saiba se é venenosa. Essa flor também conhecida como bico de papagaio ou estrela de natal, a flor de natal, cujo nome científico é Euphorbia pulcherrima ou Poinsétia é originária do México. A Mesma pertence à família das Euphorbiaceae e caracteriza-se por ter folhas largas e que se apresentam em diferentes cores.

Por certo, a cor mais preponderante em todo o mundo e mais popular aqui no Brasil é a vermelha, por isso ela é comumente utilizada em decoração de natal.

Algo muito interessante sobre a flor de natal é que na verdade, o que parece ser pétalas são brácteas, ou seja, são folhas modificadas. As verdadeiras flores dessa planta são muito pequenas, quase insignificantes.

Flor de Natal

A flor da flor de natal não apresenta cores vibrantes, tão pouco forma atraentes, por isso, não possui apelo visual ou comercial. Com toda a certeza, dificilmente você encontrará arranjo de flores contendo esse tipo. Por outro lado, as brácteas da flor de natal são extremamente exuberantes, trazem cores fortes e encontram-se ao redor das flores.

Estas folhas tão bonitas não têm como principal objetivo trazer beleza à planta, elas são responsáveis por atrair os insetos que ajudam no processo de polinização.

Como Cuidar da Flor de Natal

Da mesma forma que fazemos com qualquer tipo de planta, devemos tomar algumas precauções para que a flor de natal se mantenha sempre saudável e bonita.

  • Luminosidade: A princípio, é uma planta que gosta muito de sol. Por isso, se for cultivá-la dentro de casa, o ideal é que coloque-a em um ambiente que tenha bastante luminosidade natural.
  • Solo: Em relação ao solo, essa espécie se desenvolve melhor em solos bem drenados, soltos, leves e com adição de substratos e areia lavada.
  • Regas: Você deve verificar diariamente o estado do solo. Então, adicione água sempre que notar que o mesmo está seco. Sendo assim, utilize o dedo e vá molhando aos poucos. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Exagerar na rega com certeza vai contribuir para o apodrecimento das raízes da planta.
  • Adubação: Em tese, não há necessidade de usar fertilizantes que contenham muito fósforo. Isso porque o objetivo não é nutrir para ter flores bonitas e sim folhas fortes. O recomendado é realizar apenas a reposição do adubo que deve ser orgânico. Jogue sobre o solo e pronto.
  • Floração: A floração da flor de natal geralmente ocorre durante o inverno. No entanto, você pode reproduzir uma redução de luminosidade, fazendo simulação de dias de sol curtos. A planta entenderá que está no inverno e irá florir.

Cores de Poinsétia

Vale sempre lembrar que não estamos falando sobre coloração das flores, mas sim das folhas. Bem, as folhas da flor de natal trazem cores variadas, por exemplo:

  • Creme
  • Rosa
  • Vermelho
  • Amarelo
  • Roxo
  • Branco

Flor de Natal

Flor de Natal

Flor de Natal

Preço da Flor de Natal

O preço depende do tamanho da muda. Por certo pode variar entre R$ 4,80,00 e R$ 20,00.

Todavia, a depender também da época e da cor, o valor pode mudar. A vermelha, por exemplo, pode custar um pouco mais.

Poinsétia é Venenosa?

Poinsétia é Venenosa

O bico de papagaio é uma espécie que produz uma seiva com aspecto leitoso e que é venenoso, por isso, mantenha a flor de natal longe de crianças e de animais de estimação e procure não entrar em contato com o líquido produzido por ela.

Como Fazer Mudas

  • A propagação é feita a partir de estacas que devem medir até 30 cm e que deve ser cortada após o período de floração;
  • Depois coloque britas no fundo do vaso;
  • Em seguida, plante em vaso com solo preparado com areia lavada e composto orgânico em partes iguais;

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários