Forro mineral: vantagens e desempenho



Presentes em edifícios residenciais e comerciais, o forro mineral é um elemento fibroso, poroso e absorvente, que possui uma atenuação acústica superior a outros tipos de forro, como o de madeira por exemplo, e pode contribuir também para o isolamento do ambiente.

Forro mineral instalado com estrutura metálica e tirantes de arame galvanizado

Forro mineral instalado com estrutura metálica e tirantes de arame galvanizado

Instalação

Na hora de instalar um forro mineral, um tirante de arame galvanizado é preso na laje, sendo fixado por um suporte que regula o nível. O suporte preso na travessa de perfil principal é alinhado e encaixado nos perfis secundários. Quando terminada a armação dos perfis nas modulações determinadas, são apoiadas as placas. O processo de fixação das placas é semelhante ao de fixação dos forros em gesso acartonado.

Processo de instalação do forro mineral

Processo de instalação do forro mineral

Normas Técnicas para Forro Mineral

Segundo as normas técnicas, como a NBR 9442/86, o desempenho acústico do material é garantido, além de sua resistência à umidade e ao fogo, suportando a combustibilidade e densidade ótica de fumaça. É possível encontrar no mercado forros minerais resistentes a 90%, 95% ou 100% de umidade relativa do ar. O material, que geralmente é empregado em locais que possuem um sistema de ar-condicionado, não deve ser aplicado diretamente sob o telhado, devendo também ter ventilação. Essas recomendações são para que o material não empene. Os fabricantes também aconselham aplicar um isolante térmico entre telhado e forro.

Aspecto de uma placa e forro mineral: Material poroso,portanto bom isolante termoacústico

Aspecto de uma placa e forro mineral: Material poroso,portanto bom isolante termoacústico

Os forros minerais também possuem uma ação fungicida, que chegou a altos níveis de desempenho. Atualmente, é possível encontrar forros especiais para hospitais e laboratórios, que possuem um tipo de montagem diferente, com sistemas de vedação feitos de silicone. Alguns fabricantes afirmam que as placas minerais não possuem amianto ou formaldeídos, portanto, não emitem Compostos Orgânicos Voláteis (COVs ) em locais fechados, sendo também biodegradáveis, e superiores ao forro de PVC quando se trata de saúde.

A fabricante AMF apresenta uma linha de forro mineral leve, chamada Ventatec. O forro mineral Ventatec exige uma estrutura onde as placas de forro mineral sejam presas, que pode ser em madeira, metal ou qualquer outra matéria-prima aplicável. Os painéis do forro funcionam como painéis de fechamento, e são fixos nessa estrutura de modo que acabam ocultando-a.

Instalação de luminárias de módulos semelhantes aos das placas de forro mineral.

Instalação de luminárias de módulos semelhantes aos das placas de forro mineral.

A fibra mineral usada nos forros costuma da linha Ventatec é a  wetfelt produzida na Alemanha pela Knauf AMF, e é feita com uma série de materiais naturais, como lã mineral, compostos minerais, argila, celulose, aditivos e outros materiais orgânicos, criando assim um material essencialmente natural, mas com alto desempenho térmico para o forro. O processo de fabricação é a modelagem meio úmida, com extração da água. Esse método faz com que o produto ganhe rigidez e resistência, fazendo com que o forro garanta o melhor desempenho em todas suas aplicações.

Benefícios do Forro Mineral

Alguns dos principais benefícios do forro mineral são:

  • Leveza: o forro mineral é leve, pesando muito menos que um forro de gesso acartonado convencional;
  • Flexibilidade: existem muitas modulações, acabamento e detalhes de bordas de forros minerais;
  • Resistência à umidade: mesmo em ambientes como banheiros ou vestiários,onde a umidade do ar pode alcançar altos índices
  • Desempenho acústico: o desempenho acústico e térmico do forro mineral é excelente;
  • Estabilidade: os forros minerais são isentos de trincas ou de fissuras provocadas por movimentações ou vibrações;
  • Resistência ao fogo: os forros minerais têm bom comportamento frente ao fogo;
  • Ótimo de acabamento: os forros minerais dispensam a pintura ou qualquer outro acabamento;
  • Garantia de qualidade: são confeccionados sob rigorosos controles de qualidade;
  • Minimização de resíduos e desperdícios: possuem sistema de montagem fácil e inteligente;
  • Rápida execução: têm instalação simples e prática;
  • Facilidade para manutenções: o sistema é todo desmontável e remontável, o que permite facilmente executar a manutenção de elementos acima do forro.
Forro mineral com entradas de ventilação instalado em edifício comercial

Forro mineral com entradas de ventilação instalado em edifício comercial

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários