Fundações – A base para qualquer obra

As fundações são elementos com função essencial em qualquer reestrutura. Seu principal objetivo é distribuir o peso da construção pelo terreno, transmitindo seu peso para o solo que a sustentará, para que não sofra rupturas no futuro ou eventos mais graves que inutilizem a obra. É essa parte tão importante em seu projeto que vai tornar o terreno um local realmente passível de construção.

Fundações diretas

Fundações diretas

O que define o tipo de fundação

A condição geológica do terreno é um fator de grande importância, pois, antes de iniciar sua obra, tudo precisa ser projetado e arquitetado de preferência por um profissional especialista no assunto.

O que pouca gente sabe é que as fundações, apesar de sua grande importância não são todas iguais. E cada um dos tipos de fundações é especialmente preparado para o tipo de construção que se deseja erguer.

Para escolher o tipo de fundação de maneira correta, leva-se em consideração:

  • Sondagem do solo para averiguar as condições do terreno;
  • tipo de projeto de construção desejado;
  • elaboração de cálculos das cargas e ações que serão tomadas;
  • equipamentos e mão de obra necessários;
  • orçamento disponível;

Após essas considerações, escolhe-se a fundação apropriada e que tipo de construção pode ser erguida de acordo com a pesquisa realizada no subsolo do terreno.

Tipos de fundações

As fundações podem ser diretas ou profundas (ou indiretas). O que influenciará a escolha de um ou outro tipo será principalmente o tipo de projeto que se quer executar. Confira a seguir as diferenças entre um tipo e o outro:

Desenho esquemático dos tipos de fundação que podem ser aplicados em uma obra

Desenho esquemático dos tipos de fundação que podem ser aplicados em uma obra

As fundações diretas

São aquelas usadas principalmente no meio rural, para obras com peso mais leve (cargas pequenas) e classificam-se em três subtipos: blocos de fundações, baldrames e radier.

Fundação superficial conhecida como Sapata

Fundação superficial conhecida como Sapata

  • Blocos: A distribuição da carga é pontual, onde houver um pilar haverá um bloco de fundação. Dessa forma a carga do pilar será distribuída para o solo. Esses blocos são construídos de pedra, tijolos maciços e concreto (simples ou armado). No caso de utilização de concreto armado, o bloco é chamado de sapata de fundação.

    Armadura de um bloco de fundação. O bloco é uma peça imensa que tem por objetivo garantir a rigidez da base de um prédio, através de sua inércia e de sua base ampliada.

    Armadura de um bloco de fundação. O bloco é uma peça imensa que tem por objetivo garantir a rigidez da base de um prédio, através de sua inércia e de sua base ampliada.

  • O baldrame apresenta distribuição de carga linear, transmitindo-a para o solo ao longo de todo o comprimento das paredes da obra. A instalação do baldrame se dá com pedra, tijolos e concreto (simples ou armado). A montagem é feita com tábuas que servem como molduras para a concretagem do baldrame. Se o baldrame utilizar concreto armado, receberá o nome de sapata corrida.
  • Já a fundação direta em radier é feita a partir de um único elemento de fundação, responsável por distribuir toda a carga para a construção que será feita no terreno. É uma fundação superficial e econômica, que forma uma espécie de laje de concreto armado. O peso é distribuído de maneira uniforme e ideal para obras de cargas leves.

Fundações profundas

Também conhecidas como indiretas, são necessárias quando o solo compatível com o que a obra de construção exige se encontra muito abaixo do esperado, no subsolo: mais de 3m de profundidade. Nesse caso, as fundações classificam-se em estacas, tubulões ou caixões.

  • As estacas podem ser cilíndricas ou prismáticas e são cravadas na terra com bate-estacas, equipamentos próprios para esse fim. As estacas podem ser de aço, madeira e concreto (pré-moldada). As estacas vão sendo colocadas no solo até ficarem firmes, isto é, até encontrarem um solo firme para se apoiar ou até que a sua profundidade seja tão grande que o atrito lateral na estaca seja suficiente para manter a estaca firme.

    fundação profunda escavada

    fundação profunda escavada

  • Os tubulões são mais largos e dividem-se em dois grupos: tubulões a céu aberto e tubulões a ar comprimido ou pneumático e costumam ser revestidos por concreto armado ou camisa metálica.
  • Já os caixões são maiores, impermeáveis e usado para escorar paredes de escavação e impedir que entre água enquanto a obra no solo estiver sendo feita. Após o término da obra, os caixões são utilizados como pilares ou fundações da própria construção.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários