Gabião – Técnica de muro de arrimo permeável

O gabião tem efeito protetor imediato e ótima capacidade drenante, que contribui para estabilização do solo e também propicia crescimento de vegetação típica da região. Em outras palavras, não causam impacto no meio ambiente e ainda mantêm o equilíbrio do ecossistema. Sua estrutura é capaz de resistir a todos os tipos de esforços, inclusive sob tração, e não se deformam nem diminui sua resistência. Têm elevada resistência mecânica e física, pois são capazes de drenar águas pluviais, eliminando assim um dos principais fatores de instabilidade. Além disso, é econômico e tem reduzida manutenção.

Muro de arrimo de gabião para contenção de talude acentuado

Muro de arrimo de gabião para contenção de talude acentuado

O que é gabião e como funciona

Gabião é uma estrutura de pedras armadas com tela de arame recozido e flexível, que é usada para contenção e estabilização de taludes verticais, barrancas de córregos d’água, entre outros. Seu uso é recomendado por ser uma estrutura permeável, que permite o escoamento de água do terreno, ao mesmo tempo que faz a contenção da terra ou cascalho. Sua superfície irregular também ajuda a reduzir a velocidade da água em obras de contenção de arroios e córregos em épocas de enchente.

Tem excelente durabilidade e resistência, uma vez que é feito com malha de aço cujo teor de carbono não ultrapassa 0,25%, recozido e galvanizado para evitar que entre em processo de oxidação. Os fios são torcidos sempre duas vezes, para tornar a junção dos fios mais resistentes, e fios mais grossos garantem queo elemento estrutural não se rompa. Para ficarem ainda mais resistentes, os gabiões são preenchidos com pedras fragmentadas e seixos (qualquer pedra solta, pequena e arredondada, cascalho).

Tipos de gabião

Existem três tipos de gabião: colchão, caixa e saco.

  • O gabião tipo colchão tem formato de paralelepípedo, grande no comprimento e na largura, porém pequeno na altura. São utilizados em barragens em terra, revestimento para canais e escadas dissipadoras, estrutura que controla a carga hidráulica de um curso de água, permitindo que a velocidade de escoamento seja compatível com o material que o revestem, evitando assim erosões e surgimento de voçorocas (fendas produzidas na terra por forte enxurrada). Ou seja, essa estrutura dissipa a energia de um curso de água quando há necessidade de vencer grande diferença de nível em uma curta distância;
  • O gabião tipo caixa tem formato de prisma retangular e é bastante utilizado na construção de canalizações, muros de barragem e de contenção;
  • O gabião tipo saco tem formato cilíndrico e são usados em locais onde se requer rápida intervenção, ou seja, em obras emergenciais, ou quando o solo de apoio apresenta baixa capacidade de suporte.

Como fazer gabião

Confira a seguir vídeo exclusivo que ensina a fazer contenções de muros de arrimo do tipo gabião de maneira fácil e prática, utilizando apenas arame e pedras.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários