Grama Bermuda – Como plantar, preços e sementes

Tal como existem diversos modelos e tipos de tintas, madeiras e tudo mais, há também diferentes modelos e espécies de gramas e se engana quem diz que grama é tudo igual! As gramas são diferentes, e há um tipo especial para cada clima e utilização. E, continuando a nossa série de arquivos sobre as diversas espécies de gramas, vamos hoje falar sobre a grama bermuda.

Então se você nunca ouviu falar sobre essa planta é melhor ficar por aí porque o nosso arquivo de hoje está cheio de informações interessantes!

Gramado enfeitado com Grama Bermuda, ciprestes e seixos.

Gramado enfeitado com Grama Bermuda, ciprestes e seixos.

Características da Grama Bermudas

A grama bermuda possui folhas estreitas com uma coloração num tom verde bastante intenso.

A principal indicação desta planta é para campos esportivos no geral, como por exemplo campos de futebol, de golfe, de pólo e até mesmo em playground – isso porque a grama é bastante resistente e pode ser pisoteada sem que isso causa danos na planta.

A grama bermuda também tem como característica a sua maciez e o seu rápido crescimento e regeneração, o que faz com que ela necessite de uma manutenção regular, com podas frequentes, afinal o ideal é que a planta não ultrapasse os 2 cm de altura.

Uso da grama bermuda em jardim de casa moderna

Uso da grama bermuda em jardim de casa moderna

Nesse jardim, a grama bermuda é mesclada a vegetação farta no jardim contemporâneo

Nesse jardim, a grama bermuda é mesclada a vegetação farta no jardim contemporâneo

Grande gramado de grama bermudas, plantado em casa litorânea

Grande gramado de grama bermudas, plantado em casa litorânea

Até pequenos gramados podem fazer uso da grama bermudas, como nesse caso

Até pequenos gramados podem fazer uso da grama bermudas, como nesse caso

A grama bermuda deve ser cultivada em áreas em pleno sol, em solos férteis enriquecidos principalmente com matéria orgânica, além de necessitar também de adubações semestrais e regas regulares. Só assim o seu gramado ficará verde e bonito durante todo o ano.

Essa planta por apresentar um crescimento denso consegue competir fortemente contra diversas pragas, como a presença de ervas daninhas, por exemplo que são uma das grandes vilãs nos campos esportivos.

Além de tudo isso ainda tem a boa tolerância da grama contra os insetos, ou melhor, contra os danos causados pelos mesmos. Ou seja, é uma planta com grandes vantagens!

Clima

A grama bermuda, assim como outros tipos de grama como a esmeralda e a coreana, é própria para as áreas com clima temperado a tropical, em pleno sol. Isso mesmo, ela só sobrevive se estiver completamente sobre o sol. Se houver sombra de muros ou até mesmo de árvores, pode ter certeza que ela não irá resistir.

Grama Bermuda Como Plantar

Na hora de plantar a grama bermuda é necessário uma preparação do solo, reduzindo o ph do mesmo para neutro. Por isso, durante pelo menos 30 dias antes do plantio é necessário a aplicação de 250 a 400 gramas de calcário dolomítico por metro quadrado.

Quando o ph já estiver neutro o solo deve ser limpo, retirando todo e qualquer objeto do mesmo, e em seguida deve ser bem adubado com uma fonte de fósforo como o Superfosfato Simples, por exemplo.

Em seguida, é só começar o plantio da grama bermuda – normalmente feita através de sementes da planta, que devem ser incorporadas na profundidade máxima de 0,5 cm.

Preço Grama Bermuda

O preço da grama bermuda varia bastante de acordo com cada região e também com o fabricante e/ou lojas que comercializam a planta.

Mas, fazendo um levantamento chegamos ao seguinte valor:

  • 1 kg de sementes da grama bermuda importada – R$ 200,00 em média

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários