Hélice Contínua – Estaca escavada para fundações

As fundações são essenciais numa obra de construção. Atualmente, a engenharia de fundações está tão avançada que já é possível absorver várias novidades nesse setor e aplicá-las em uma obra de construção para maior longevidade do projeto. Nesse sentido, as fundações estão ganhando mais atenção e aprimoramentos na última década. Os profissionais procuram fundações com alto potencial de distribuição do peso e da carga da obra, mas que não cause ruídos nem trepidações fortíssimas na hora da instalação.

hélice contínua

Brca de escavação para fundação tipo hélice contínua

Fundações Profundas

As fundações e são divididas em dois tipos: diretas ou indiretas, também conhecidas como profundas.

As fundações profundas são necessárias quando é necessário alcançar um nível muito abaixo do terreno em questão, mais de 3m, para que a carga da obra fique bem segura e distribuída pelo terreno. Entre as fundações profundas, existem as fundações de estacas. E perante a necessidade de fundações ainda mais profundas, a estaca de hélice contínua pode ser executada como alternativa. Isso porque seu uso em obras que exigem estacas de até 34m e podem ser utilizadas em qualquer tipo de solo.

Estacas de hélice contínua  – histórico

Foco de grande interesse comercial nos dias atuais, as estacas de contínua surgiram ainda na década de 50, nos Estados Unidos, e eram instaladas com equipamentos constituídos de guindastes de torre acoplada e mesa perfuradora. Na década de 70, esse sistema passou a ser adotado na Alemanha, espalhando-se em seguida pela Europa e Ásia, mais precisamente no Japão.

Já na década de 80 esse “novo” tipo de estaca sofreu um grande desenvolvimento, chegando ao Brasil por volta de 1987. Então, a partir da década de 90 houve um impressionante avanço no uso das estacas de hélices contínuas no país, propagando seu uso em larga escala e trazendo produtos importados para executar as estacas em nosso solo.

Se no começo as estacas se reduziam a poucos milímetros, hoje em dia é possível encontrar estacas com 1,2 m de diâmetro e até 34 metros de comprimento.

Esquema de estaca hélice contínua sendo executada

Esquema de estaca hélice contínua sendo executada com monitoramento

Uma vantagem de se usar as estacas de hélice contínua na obra é o baixo nível de vibrações na hora da instalação. Ela também pode substituir de modo alternativo as fundações em sapatas e também em tubulões a céu aberto.

Como todo tipo de estaca, porém, a estaca de hélice contínua precisa de cuidados durante a sua execução, que precisa ser feita por equipamento eletrônico próprio, fornecido pela empresa empreiteira do trabalho de construção.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários