Heliconia Velloziana ou Caeté: 5 Dicas e Como Cuidar em Casa

A heliconia ou caeté é uma das mais lindas plantas para jardim e não é difícil de cultivar. A heliconia tem origem na América do Sul e aqui no Brasil também é conhecida como bananeirinha do mato, dentre outros nomes populares. Confira nesse artigo informações sobre a planta, bem como plantar e cultivar.

Essa planta pertencente à família das heliconiacae, a caeté apresenta maior incidência aqui no Brasil.

Provavelmente nosso clima tropical, na maioria das regiões, é responsável pela facilidade do cultivo. Apesar de ser mais popular por aqui, a planta ainda pode ser encontrada na América Central, especificamente na Indonésia e nas Ilhas do Pacífico.

Sua forma exótica e exuberante faz com que a heliconia seja comumente utilizada na decoração de casas e também em jardins. Muitas vezes a mesma é comparada à linda strelitzia, conhecida como ave do paraíso que costuma se usada em jardim externo e jardim de inverno.

Quando cultivada de maneira adequada, a heliconia pode chegar a medir 3 metros de altura. Já em relação à sua categoria, a mesma é considerada um arbusto. Temos aqui uma planta perene, ou seja, terá vários florescimentos durante o ano.

Significado da Planta Heliconia

Significado da Planta Heliconia

A princípio a caeté é vista como a flor da fertilidade, por isso, muita gente oferece de presente à mulheres recém casadas ou já grávidas. A flor também aparece como símbolo de coragem e homenagem, ou seja, lembrança de alguém ou algum evento importante.

Como Plantar Helicônia

A multiplicação dessa espécie geralmente é realizada por meio da divisão de touceiras, ou seja, basta cortar seus rizomas e replantá-las. Então procure escolher rizomas que possuam aparência mais forte e saudável.

A caeté gosta de solos bem fertilizados e mais úmidos, portanto, principalmente nessa primeira fase, regue-a todos os dias. Por outro lado, em dias chuvosos, se a mesma estiver em local aberto, suspenda as regas.

Volte a fertilizar o solo, após 6 meses do plantio, e sempre opte por adubo quimo misturado com orgânico, normalmente o mais usado é o NPK 10-10-10.

Tipos de Heliconia

Tipos de Heliconia

Oficialmente, temos categorizadas aproximadamente 200 tipos dessa espécie de planta, mas, segundo especialistas outras espécies ainda podem ser encontradas. Então, confira os principais tipos de caeté:

Adflexa: Com origem em Honduras e Guatemala, no sul do México, é muito parecida com a brasileira.

Heliconia Adflexa

Ela possui folha verde-escura, longa e brilhante e suas flores são em vermelho e amarelo, bem vivos.

Angusta: Presente em todo o sudeste do Brasil, bem parecida com a anterior, mas as flores vêm em vermelho mais claro e no centro encontramos um talo branco.

Angusta

Apparicioi: Encontrada no nordeste do Brasil, Equador e Peru, essa é sem dúvida uma das caetés mais lindas do mundo. Apresenta flores em rosa bem escuro e branco e no centro seus brotos são azuis e verdes.

Apparicioi

Atropurpurea: Originária na Costa Rica, Colômbia e Panamá, essa é bastante exótica e exuberante. É toda em vermelho muito forte e brilhante, mas possui algumas partes amareladas nas pontas.

Atropurpurea

Como Cuidar da Heliconia

  • A priori, fertilize a cada 6 meses com adubo orgânico e químico;
  • Mantenha seu solo sempre úmido, logo, regue todos os dias. Uma vez pela manhã e outra a noite;
  • Trata-se de uma planta que se desenvolve melhor em ambientes bastante iluminados, portanto se for cultivar dentro de casa, deixe-a perto de portas e janelas;
  • Mantenha o solo sempre livre de ervas daninhas, também retire as floras velhas e pode os caules secos;
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários