Assim como com o interior de uma residência, a área externa merece atenção, a fachada da casa é o cartão de visita e aliada a um belo jardim terá muito mais destaque. Aquele espaço esquecido no fundo do terreno, apagado e que aparentemente é incapaz de receber alguma estrutura, talvez pelo espaço pequeno ou talvez pelo excesso de área, também merece ser repaginado aumentando até a área útil da casa.

Residências brasileiras têm por obrigação ter uma área bacana no fundo de casa, o clima quente possibilita mais um espaço para aproveitar o anoitecer e porque não o dia todo, com adaptações é possível resolver a questão da incidência solar e tornar a área agradável para qualquer hora.

Hoje, temos aqui duas ideias simples para espaços pequenos e grandes adaptável a qualquer terreno.

Para áreas pequenas

Nesse projeto de paisagismo, o objetivo para o pátio foi maximizar o espaço mantendo a área ao ar livre e sem deixar de ser funcional. Quando visto antes da reforma, vimos que o objetivo foi alcançado de maneira incrível. Tal êxito foi devido à combinação de poucos elementos, a vegetação que mesmo pouca foi o suficiente para tornar o espaço agradável e leve, ao contrário da vegetação intensa antes usada; as luzes cuidadosamente posicionadas no local certo para destacar a área e o uso de madeiras nas paredes. Tudo isso formou um amplo espaço, bonito e com traços modernos e além de ser totalmente ao ar livre, transmite muita privacidade.

Decoração de jardim com Pedras e Pira
Decoração de jardim com Pedras e Pira
Cerca de madeira e deck móvel na decoração de jardim residencial
Cerca de madeira e deck móvel na decoração de jardim residencial
Fachada da casa moderna com grandes vãos de vidro
Fachada da casa moderna com grandes vãos de vidro
Antes e depois - projeto paisagístico
Antes e depois – projeto paisagístico

Para áreas grandes

Esse projeto se adéqua para os terrenos que possuem bastante espaço de sobra, creio que esses terrenos particularmente são os de aparência mais pesada e de difícil replanejamento, ambas características são devido ao excesso de área livre tornando a manutenção difícil, e tudo isso se agrava muito mais quando toda essa área é em terra.

Jardim amplo recoberto com deck de madeira
Jardim amplo recoberto com deck de madeira

Esse projeto se adéqua particularmente aos terrenos levemente acidentados, devido ao deck que continua no nível da casa, diferente do nível do terreno criando então um platô, porém nada impede de adotar essa ideia em um terreno plano, sendo até mais prático e possivelmente mais econômico. O trabalho maior aqui é apenas na montagem do deck e o charme está todo na piscina e claro na arvore ao centro que pelo tronco curto reforça a sensação do espaço estar elevado em relação ao solo. O legal desse projeto é a integração que causa com o interior, os pisos de ambas as partes são semelhantes e também a abertura da casa propicia essa sensação. A vegetação é bem reduzida para não contrastar com a árvore, tem porte grande e já é o suficiente para o espaço. Aparentemente simples, podemos ver que não há elementos que se destacam, mas vemos que todo o espaço chama atenção em todo seu conjunto, principalmente devido ao jogo de volumes e alturas: deck no nível da casa, solo mais baixo e a piscina acima do nível do deck.

Deck com vazado para crescimento de árvore
Deck com vazado para crescimento de árvore
Guarda corpo de vidro para área de jacuzi
Guarda corpo de vidro para área de jacuzi
Espelho d'água em jardim residencial
Espelho d’água em jardim residencial
Área externa com piscina para natação
Área externa com piscina para natação
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta