Impermeabilização de lajes



A impermeabilização de lajes aé o processo que elimina as infiltrações nessas estruturas, formando um “escudo” protetor que impede a passagem da água, não permitindo que ela se infiltre. As áreas que merecem atenção nesse aspecto e que podem ser impermeabilizadas são as que estão próximas a situações de umidade ou à água diretamente. Por exemplo: paredes e pisos que estão em contato direto com o solo e plantas, chuveiro e piscinas, locais que sofrem com a chamada umidade por capilaridade, que é a que vai de baixo para cima, mas principalmente em coberturas e lajes, expostas a chuvas torrenciais e até mesmo acúmulo de água em pequenas poças.

Impermeabilização de lajes com manta asfáltica

Impermeabilização de lajes com manta asfáltica

Importância da impermeabilização de lajes

Infiltrações acontece quando a água consegue, com o tempo, penetrar no concreto, deformando-o, já que ele a absorve”. Esse processo torna-se ainda mais rápido nos dias de hoje devido à alcalinidade das chuvas, dado o elevado índice de poluição. Uma vez corroído, o aço do concreto armado começa a enferrujar e forçar o aparecimento de  rachaduras, pode ocasionar goteiras, perde a aderência do reboco, soltando-o e, em casos mais intensos, acelera o envelhecimento e deterioração de uma estrutura inteira, causando riscos aos residentes ou usuários do prédio.

Para fazer uma obra de impermeabilização na laje, é necessário conferir sua situação primeiro, checando elevação, caimento e ralos. É necessário que ela esteja limpa e seca e que as condições climáticas sejam favoráveis. Há quem prefira aguardar dias de calor intenso para realizar o trabalho, certificando-se que o concreto que será impermeabilizado está bem seco.

Tipos de impermeabilizantes de laje

Os métodos de impermeabilização variam de acordo com a necessidade e tamanho da cobertura. Os impermeabilizadores de resina tem viscosidade oleosa e são vendidos em galões. Sua aplicação é simples e não demanda muita técnica. Já as lajes expostas a fenômenos climáticos intensos serão mais bem impermeabilizadas com o uso da manta asfáltica. Elas são compostas de alumínio ou asfalto modificado e estruturadas com filmes de polietileno de alta densidade. Sua impermeabilização é totalmente segura e durável, embora possua prazo de validade, que deve ser respeitado, seguindo-se da troca da manta. Esse prazo é fornecido pelo fabricante e gira em torno de 5 anos. Após isso, a manta começa a perder sua efetividade, por isso recomenda-se a troca da mesma.

impermeabilização com manta líquida

impermeabilização com manta líquida

A manta asfáltica é vendida em rolos grandes com metragem variável e preço numa faixa média de 100 a 200 reais por rolo. Sua aplicação deverá ser feita por um profissional devidamente capacitado para isso, devido ao uso de maçarico de boca larga. Outro detalhe importante é que as emendas de sobreposição da manta devem ser feitas com bastante cuidado, para garantir a fixação em todos os pontos da impermeabilização de lajes.

manta asfáltica paraimpermeabilização

manta asfáltica paraimpermeabilização

Após a aplicação da manta, recomenda-se fazer um teste, tampando ralos e enchendo com água a área coberta para averiguação de vazamentos ou furos que por ventura precisem ser corrigidos. No caso de locais com trânsito de pessoas, a manta não pode ficar desprotegida, porser relativamente frágil. Por isso, acima da manta deve-se instalar contra-piso e piso, para evitar danos à manta com o tráfego de pessoas. Sempre pesquise antes de escolher o produto que melhor se enquadra em cada caso.

É importante ressaltar que a manta de impermeabilização de lajes deve estar prevista no projeto estrutural da edificação, pois ela exige uma camada de nivelamento para os ralos feitas de argamassa, mais o contra piso superior e piso, que constituem-se de um imenso peso para a estrutura. consulte seu engenheiro extrutural ou responsável técnico para saber se é possível a instalção de manta térmica em seu prédio.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários