Impermeabilização de paredes – Livre-se da umidade

Nada mais feio em uma casa quando aquela parede começa a descascar, esfarelar ou pegar mofo por causa da umidade.  Mas o que fazer nessa hora? dar uma nova pintura ou refazer o reboco? Nada disso: uma parede de tijolos deve ser impermeabilizada pelo fato de ser um material poroso, ou seja, deixa passar líquidos ou fluidos. Sem a devida impermeabilização de paredes, a penetração de umidade é inevitável e é aí que começam os danos na parte interna das paredes decorrentes das infiltrações.

problemas da umidade

Os problemas causados pela umidade ascendente: umidade, mofo, desintegração do reboco, perda de tinta, entre outros

Impermeabilização com aditivos à massa

Quem é da construção civil sabe que os problemas de infiltrações e umidade devem ser pensados e resolvidos antes da construção, pois depois que as paredes foram erguidas, a maioria das soluções é meramente paleativa. O primeiro passo para quem deseja trabalhar com impermeabilização de paredes é prever a impermeabilização do baldrame, seja com manta asfáltica ou mesmo com aplicação de hidrosfalto (pixe). caso a aplicação da impermeabilização do baldrame seja bem sucedida, você provavelmente não precisará se preocupar mais com a umidade ascendente por vários anos.

Impermeabilização do baldrame

Impermeabilização do baldrame

Porém há casos especiais, sem falar m quando é uma parede já existente que sofre com umidade. Nesses casos, não existe uma solução completa e definitiva, mas exitem alternativas muito boas para o problema. A primeira seria a remoção do reboco da parede para ser refeito om aditivo impermeabilizante. Esse tipo de aditivo deixa o reboco imune à umidade ascendente. O mais famoso no mercado é o vedacit, aditivo para a massa de assentamento e reboco que mantem o produto imune à umidade.

Vedacit 3,6 litros

Vedacit 3,6 litros

Impermeabilização de paredes com tintas especiais

Os impermeabilizantes – também conhecidos como tinta emborrachada – criam uma película elástica sobre a superfície que foi aplicada, impedindo assim a passagem de umidade para o interior das paredes. Em alguns casos, dependendo da marca e eficiência do produto, é necessário aplicar até quatro ou cinco demãos (cada camada passada em uma superfície) da tinta para obter a máxima proteção.

Confira também: Cores de tintas

Para se ter um bom resultado na impermeabilização deve-se começar removendo todas as partes soltas da parede com uma espátula de aço e lixando a superfície com uma lixa número 150. Elimine também toda a poeira que possa impedir a fixação da resina na parede. Para preparar o material a ser aplicado, siga as instruções do fabricante no verso da lata e misture bem o produto. Para aplicar a primeira demão, você pode usar pincel ou rolo (próprios para esta finalidade) e aguardar a secagem total para aplicar as outras demãos.

Impermeabilização de paredes

Impermeabilização de paredes

Impermeabilização de paredes com resina acrílica

Para a parte externa, use resinas acrílicas à base de solvente, pois são impermeáveis e possuem a característica de alta resistência a radiação ultravioleta. Use um fundo selador para que o tijolo não absorva demais a resina, uma vez que se isso acontecer pode escurecer a superfície. Além disso, o selador melhora a aderência da resina ao tijolo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários