Impermeabilização de sofás



Se a cozinha é a alma da casa, o sofá talvez seja o seu coração. nada melhor do que se sentar com a família ou com os amigos para curtir um filme ou um momento juntos na sala de estar, porém este móvel é sensível: com o tempo, manchas podem vir a surgir quando acidentalmente derramamos um suco ou algum líquido sobre o mesmo, caso ele seja de pano. Para resolver este problema, está chegando de vez no Brasil a impermeabilização de sofás: um processo novo que promete livrar a sua mobília do risco de manchas por derramar líquidos no mesmo.

Impermeabilização de sofás e estofados evita dores de cabeça na hora de fazer a limpeza

Impermeabilização de sofás e estofados evita dores de cabeça na hora de fazer a limpeza

O que é a impermeabilização de sofás?

A impermeabilização de um produto consiste em uma operação de acabamento que visa tornar tecidos, superfícies etc. impermeáveis a líquidos, por aplicação de uma borracha natural ou sintética, impregnação de ácidos graxos (presente em óleos, gorduras), transformação química etc.

A aplicação do impermeabilizante cria uma resina que envolve e bloqueia os poros do tecido, repelindo assim o líquido que entrar em contato com essa superfície. Essa resina não altera as características do tecido (como textura e cor), nem causa manchas e o mantém limpo e na tonalidade original por um tempo bem mais longo (afinal, não permite que a incidência de luz – natural e/ou superficial – penetre diretamente no tecido). A impermeabilização não é só para líquidos, mas também evita que o pó se acumule nas fibras dos estofados.

Assim sendo, o processo de impermeabilização de estofados promete livrar sua poltrona e seus sofás das partículas de pó e dos problemas com umidade de líquidos derramados sobre o seu acento.

Dicas sobre a impermeabilização do sofá

Para saber se há necessidade de um tecido ser impermeabilizado, basta pingar algumas gotas de água sobre ele. Se absorver, o tecido pode ser impermeabilizado, caso contrário (se não absorver) não haverá necessidade.

Porém, algumas substâncias são mais resistentes a esses produtos impermeabilizantes, como: tinta de caneta, urina de animais (gato, cachorro, por exemplo) e batom. Ou seja, mesmo impermeabilizando o sofá, essas substâncias podem manchá-lo. Uma boa impermeabilização chega a durar até quatro anos.

Estofado impermeável é segurança para o seu sofá

Estofado impermeável é segurança para o seu sofá

Contratando uma empresa

Para contratar uma empresa que faça esse tipo de serviço, faça uma boa pesquisa de mercado. Veja se ela possui um profissional de química responsável cadastrado no Conselho Regional de Química devidamente regulamentado pelo órgão. É necessário que uma empresa séria dê as orientações necessárias ao solicitante na questão de segurança e o que se deve fazer antes, durante e depois da impermeabilização. Veja se ela emite documento atestando a responsabilidade que ela tem sobre seu sofá, principalmente na devolução, verificando se voltou com problemas, danos e/ou estragos no material.

Muitas empresas mandam funcionários até a casa do solicitante para fazer a impermeabilização e, de acordo com normas técnicas, devem usar equipamentos de segurança como óculos, máscaras e luvas de proteção, justamente porque o composto químico utilizado é inflamável. Por isso, nunca acenda a boca do fogão, um fósforo ou velas, usar isqueiro ou qualquer coisa do gênero no momento da aplicação, pois pode causar incêndios e até explosão.

É exatamente por conta desses riscos que o ideal é que a empresa de impermeabilização retire o móvel e faça esse procedimento em local adequado.

Materiais que podem ser impermeabilizados

Qualquer tipo de pele natural ou fibra pode ser impermeabilizado, mas tecidos sintéticos (similar ao natural), como PVC e poliuretano (grupo de substâncias sintéticas, resinosas, esponjosas ou borrachudas, usadas como isolantes, adesivos etc.) não devem ser impermeabilizadas, assim como os revestimentos em vinil que também não devem receber aplicação.

Depois de impermeabilizar o sofá, o recomendável é que o limpe pelo menos duas vezes por semana com aspirador de pó para remover a poeira. Se cair algum líquido no tecido, deve-se limpá-lo com papel toalha (papel absorvente) sem pressioná-lo com força.

Aspirando um sofá - A poeria sai muito mais fácil se o estofado for impermeabilizado

Aspirando um sofá – A poeria sai muito mais fácil se o estofado for impermeabilizado

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários