Índice SINAPI

Hoje em dia a era digital tem dominado o mundo e com tanta informação disponível fica difícil algumas instituições esconderem certas informações – para a “sorte” da população.

A verdade é que as informações detalhadas sobre vários assuntos está disponível na internet para qualquer um acessar. No entanto, não são todas as pessoas que sabem disso e nem sequer sabem onde encontrar esses tais esclarecimentos.

interface do Sistema SINAPI de Preços da construção civil

interface do Sistema SINAPI de Preços da construção civil

Pensando exatamente nisso decidimos trazer hoje para vocês as informações sobre o SINAPI. Então se você não sabe o que é, nem como funciona fique por aí e confira todas as informações que trouxemos hoje para vocês!

O que é

O SINAPI é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da construção Civil e consiste basicamente numa plataforma que informa, tal como o nome indica, os custos e os índices da construção civil, de maneira a que os preços não sejam abusivos.

Esse sistema é gerenciado por duas entidades diferentes: a Caixa Econômica Federal – que é responsável pela parte técnica da engenharia, com especificação de insumos, composições de serviços e projetos referenciais, por exemplo; e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que se responsabiliza pelas pesquisas mensais de preços, metodologias e formação dos tais índices.

Para que é usado

A dúvida de muitas pessoas é para que serve o SINAPI. Vamos então esclarecer isso. O SINAPI serve, basicamente, como referência para os custos de obras de todos os financiamentos de construção da CEF e das licitações de obras e serviços diversos, de engenharia, feitas pelo Governo Federal.

Ou seja, caso você queira ter a base de custos de certas obras, públicas ou não, basta acessar o sistema e obter todas as informações de que você precisa.

Além disso, o SINAPI também serve como base para os principais orçamentos públicos. Os órgãos que queiram contratar algum serviço podem utilizar o sistema para buscar o custo de cada um dos serviços necessários e contidos na planilha de preços do edital obtendo assim o orçamento referencial do órgão em questão.

Onde acessar

O sistema SINAPI, relembrando, o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, pode ser acessado através da plataforma oficial da Caixa Econômica Federal.

No site da caixa o visitante, além de outras informações sobre o SINAPI, pode encontrar os relatórios de Insumo e Composição de cada um dos estados brasileiros, desde o mês de Julho de 2014, podendo assim esclarecer as dúvidas sobre os orçamentos feitos dentro de cada estado.

Por exemplo: Você pode consultar o preço de instalação de forros de gesso, instalação de portas de madeira, ou mesmo da construção de alvenaria estrutural. Os preços apresentados pelo sistema SINAPI, exibidos serão estimativas dadas para estes serviços levando em conta os preços praticados para cada serviço na sua região. Esses índices já incluem o material e a mão de obra devidamente legalizada.

Além disso, o visitante também encontra no site vários canais de atendimento através dos quais podem esclarecer as dúvidas ainda existentes.

Então se você tem interesse nessa área acesse o site e procure saber mais informações sobre a sua e outras cidades do Brasil. É isso minha gente, espero que tenhamos esclarecido todas as suas dúvidas mas, no caso de surgir alguma questão não hesite em deixar a sua mensagem nos comentários.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários