Irrigação de Jardim por Aspersão



A irrigação é o processo de aguar as plantas artificialmente para que estas não sofram com a falta de água ou de chuvas. Ela pode ser feita das mias diversas formas possíveis, pois já existem várias técnicas que permitem diferentes resultados, cada uma ideal para alguma situação. Em jardins residenciais, a técnica mais popular ainda é a irrigação por aspersão, isto é, com o uso de um equipamento chamado aspersor, que arremessa a água em movimentos circulares, garantido que o terreno seja molhado a sua volta. Esse processo é reproduzido nas mais diversas escalas: desde um pequeno trecho do seu gramado, até uma grande lavoura, sendo que ele é mais adequado para aguar vegetações baixas e que cubram o solo, como o gramado, ou pequenos arbustos.

irrigação de jardim por aspersão

irrigação de jardim por aspersão

Características da aspersão no jardim

Na irrigação por aspersão a água é aplicada sobre as plantas da seguinte forma:

Um jato de água fragmentado, pelos bocais dos aspersores, é lançado sob pressão no ar atmosférico. Essa água lançada consegue atingir as plantas, ou melhor, as folhas das plantas, pelas quais a água escorre e se infiltra no solo, garantindo a irrigação de todo o plantio.

Esse sistema é bastante utilizado em pequenas plantações, gramados de jardins e até mesmo campos de futebol com grama. Isso porque o sistema funciona de uma maneira bastante eficiente nesses casos, dispensando a utilização de qualquer outro método de irrigação. A irrigação ainda pode ser feita através de aspersores móveis ou fixos.

Aspersores móveis para irrigação de jardim

São normalmente peças instaladas na extremidade de uma mangueira, permitindo total flexibilidade no posicionamento da peça. Uma das grandes vantagens desse tipo de aspersor para água é que ele é bastante barato, demandando um baixo investimento de compra, mas em contrapartida, necessita que frequentemente o usuário troque de posição para garantir que todo o jardim seja beneficiado pela água.

aspersores móveis para o gramado

aspersores móveis para o gramado

Aspersores fixos para irrigação de jardim

Um sistema bem menos comum de ser usado no Brasil, consiste na instalação de um sistema fixo de aspersão no jardim, com uso de uma tubulação que passe por baixo do gramado, e aspersores fixos distribuídos uniformemente pelo espaço. A vantagem desse sistema é que, se bem paginado, evita que o dono do jardim tenha que ficar trocando o aspersor de lugar, entretanto a instalação desse tipo de sistema acaba sendo bem mais cara.

Uso de aspersores fixos na irrigação de um gramado de grandes extensões

Uso de aspersores fixos na irrigação de um gramado de grandes extensões

Vantagens

As principais vantagens do sistema de irrigação por aspersão são:

  • Economia nos custos – visto que não necessita de uma sistematização do terreno e pode ser utilizado em terrenos com diferentes topografias.
  • Flexibilidade da quantidade de água expelida – o sistema permite que a quantidade de água seja controlada de acordo com o tipo de solo e com a fase da plantação, evitando assim o desperdício.
  • Uniforme – o aspersor distribui a água sobre a plantação de uma maneira uniforme, aumentando assim a eficiência da aplicação desse sistema.
  • Menores perdas – uma vez que nesse sistema a água é distribuída de maneira uniforme através de um aspersor, não existe a perda de água por infiltração ou por evaporação – que ocorrem em outros mecanismos de irrigação.
  •  Diminuição nos riscos de erosão – isso porque o projeto e o manejo dessa sistema é feito de forma adequada, reduzindo assim o risco de erosão causada pela aplicação excessiva de água no terreno.
  • Melhor aproveitamento do terreno – nesse sistema não são necessários canais, sulcos e nem sequer plantios em linha, o que aumenta a área de terreno disponível para o plantio.
  • Economia na mão de obra – afinal o próprio produtor pode instalar e controlar o funcionamento deste sistema.

Desvantagens da irrigação por aspersão

Dentre as desvantagens apresentadas por esse sistema estão:

  • Alto custo de investimento no caso de instalação de irrigação fixa;
  • A eficiência da aplicação do sistema pode ser afetada pela presença de ventos fortes;
  • Alto consumo de água;
  • Pode causar a compactação das camadas superficiais do solo, caso sejam utilizados em solos argilosos.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários