Ixora – Coccinea

A ixora coccínea é um arbusto lenhoso pertencente à família Rubiaceae, possui ramagem densa e é perene. Conheça mais sobre a planta.

De nome científico ixora coccínea a planta é conhecida popularmente com os nomes de: ixora, ixora coral, icsória, flor de coral, Santa Rita, Chama da floresta, cruz de malta, e ixória.

Está na categoria dos arbustos tropicais, cercas vivas, arbustos e flores perenes. A ixora coccínea é originária da Malásia e da Indonésia, pode medir até 1,2 metros e gosta de sol pleno.

Assim sendo, é um arbusto que traz um aspecto mais compacto e folhas com textura muito parecida com o couro. Sua floração acontece no verão e na primavera, e a inflorescência promove muitas flores.

É bastante utilizada em cercas vivas, para cobrir muros e muretas de maneira bonita e natural.

Ixora

Ixora

Tipos de Ixora Coccínea

Existem várias espécies da planta e várias são híbridas. A maioria possui origem asiática. Confira alguns tipos:

Compacta ou japonesa:

Tem origem na Malásia e produz flores nas cores, vermelho, creme e rosa. Traz pétalas em formato mais pontiagudo e medindo até 0,80 m de altura. Todavia, é muito utilizada em conjuntos de vasos e canteiros.

Chinesa:

Este tipo pode atingir até 2 metros de altura e tem folhas cariáceas na cor verde-escura. Flores com pétalas maiores que a japonesa, entretanto, em menor quantidade. A floração dessa ixora é do tipo umbrela, ou seja, com flores inseridas no caule dando um formato de sombrinha.

Anã:

Também é possível encontrar a ixora anã e só consegue se desenvolver em regiões mais quentes e serve para fazer bordadura de canteiro.
Tipos de ixora coccínea

Como Cuidar de Ixora

Mantenha o arbusto em local quente e molhe com regularidade, ou seja, sempre que o solo estiver seco. Procure não deixar a terra totalmente seca e também não regue para deixa-lo encharcado.

Veja Também:

A mesma deve ser podada com certa frequência ou perderá a forma e não oferecerá um visual bonito.

Como Cuidar de Ixora

Como Plantar Ixora

Lembre-se de que a planta gosta de locais ensolarados, solo bem adubado com matéria orgânica e com sistema de drenagem.

Não é recomendado plantá-la em local próximo a concreto novo ou muros caídos, pois a cal a prejudica.

Veja um passo a passo de como plantar:

  • Prepare uma cova colocando no fundo areia para uma drenagem efetiva.
  • Posteriormente, adicione adubo animal de gado que seja bem curtido, composto orgânico e também turfa que possui um pH baixo. Não utilize húmus de minhoca.
  • Retire a muda do seu recipiente com bastante cuidado para não danificar suas raízes.
  • Coloque na cova preparada e adicione mais composto. Vá apertando a terra.
  • Caso a ixora seja planta em local que venta muito é necessária colocar u suporte a fim de evitar tombamento, principalmente nos tipos que crescem muito.
  • Regue mais durante uma semana e depois de maneira regular.
  • A adubação deve ser feita no mínimo 4 vezes por ano.
  • No caso de cultivo em vaso o ideal é que use o adubo granulado que deve ser dissolvido em água. Misture uma colher de sopa em 2 litros de água e coloque apenas na terra.

Como Plantar Ixora

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários