A decoração interna das casas tem ganhado grande destaque e importância nos dias de hoje. São muitas as pessoas que levam esse aspecto realmente a sério.

Uma maneira de decorar o interior da sua residência, e que você com certeza já deve ter ouvido falar são os jardins de inverno. Eles levam esse nome justamente por ficar num espaço “dentro” da casa, mas ao ar livre.

Se você também quer ter um jardim de inverno e tem pouco espaço fique atento as nossas dicas de como montar um jardim de inverno pequeno na sua casa.

Jardim de inverno pequeno montado sob a escada
Jardim de inverno pequeno montado sob a escada

Onde montar

O primeiro passo é escolher o local para montar o seu jardim. Algumas casas, principalmente as mais modernas, já são projetadas e construídas com um espaço próprio para o jardim de inverno. Porém quando a casa não possui esse espaço é só improvisar e criar o seu jardim no espaço embaixo da escada, na varanda, na sacada ou mesmo numa sala em anexo. O espaço escolhido pode ou não ter teto, mas é de suma importância que chegue até ele um pouco de claridade natural.

Jardim de inverno pequeno montado em átrio residencial
Jardim de inverno pequeno montado em átrio residencial

Que tipo de planta cultivar

Uma grande dúvida das pessoas que têm um jardim de inverno é sobre qual o tipo de planta que eles devem cultivar. De uma maneira geral, as melhores plantas para os jardins de inverno são as que se adaptam facilmente a ambientes internos, mais resistentes e que permanecem bonitas por mais tempo. São exemplos, a palmeira Raphis, o lírio da paz, a lança de São Jorge, o Pacová, o Filodendro Xanadu, as Ráfias, a Chamaedorea, a Yucca, a pata de elefante, a zamioculca e a espada de São Jorge.

Decoração

Além das plantas a decoração também é importante para deixar o seu jardim de inverno ainda mais bonito. A decoração tanto pode ser rústica, como contemporânea, enfim, vai depender do seu gosto pessoal. Utilize vasos de concreto, lareiras ecológicas, pedras especiais para a decoração e alguns móveis de madeira.

Jardim de inverno montado na varanda
Jardim de inverno montado na varanda
Jardim vertical de inverno
Jardim vertical de inverno

Como nós estamos falando de um jardim pequeno, você pode utilizar alguns elementos verticais, que ocupam pouco espaço e dão beleza ao ambiente. Como por exemplo, escadas, suportes verticais, placas com vasos acoplados, paletes de madeira e tudo mais que a sua imaginação permitir. O seu jardim ficará lindo!

Cuidados

Não basta só fazer um jardim de inverno bonito, é preciso mantê-lo bonito e bem cuidado sempre, afinal as plantas são verdadeiras e, caso você não dê os devidos cuidados elas podem acabar morrendo. Por isso, tenha atenção com a adubação e nunca se esqueça da rega, que deve ser diária.

A aplicação de fungicidas e também a retirada das folhas mortas é essencial para manter o seu jardim com um aspecto bonito.

Como vocês viram, o jardim de inverno pode ser montado em qualquer espaço, mesmo que pequeno, na sua casa. Então faça o seu também e não se esqueça de ter os devidos cuidados para que as suas plantas vivam muito tempo e sempre vistosas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta