Lã de vidro – Isolante térmico leve para projetos

O mercado da construção civil brasileiro está aquecido, e em tempos de cobrança de desempenho da NBR 15.575, o que não faltam são opções para o projetista ou construtor para atender a essas necessidades, e uma excelente alternativa no mercado é a lã de vidro. Tecnológicas e com alto aproveitamento, as mantas de lã de vidro são isolantes acústicos e térmicos feitos de fibra de vidro, com textura parecida com a da lã e de grande aceitação no ramo de construção seca.

A lã de vidro é vendida em rolos e tem características variadas, como densidade, peso e espessura com propriedades térmicas e mecânicas específicas para cada necessidade de projeto.

Lã de Vidro

Lã de vidro, isolamento térmico.

Lã de vidro ou lã de rocha?

Ambos os materiais possuem características físicas distintas, embora sirvam basicamente ao mesmo propósito. Enquanto que a lã de rocha é um material anti-chamas, por ser feita basicamente de rocha, a lã de vidro apresenta-se como um material não totalmente imune a ação do fogo, apesar de não ser um propagador de chama. Por outro lado, a lã de vidro possui uma densidade menor do que a lã de rocha, mas isso também pode depender das especificações técnicas de cada fabricante do material, o ideal é consultar os catálogos dos fabricantes do isolante para saber as condições físicas do material entregue por cada fabricante.

Aplicações e especificações

É possível encontrar as mantas de lã de vidro em mais locais do que se imagina. Em painéis de drywall, por exemplo, a lã de vidro é o “recheio” das molduras de gesso acartonado e também de steel frame. Em pranchas de surf, barcos e caiaques também encontramos a lã de vidro em suas estruturas. Multiuso, ela funciona como ótimo isolante termoacústico e é extremamente leve.

Resistência Térmica da Lã de Vidro
Material Densidade
Kg/m3
Espessura Condutividade térmica – K
(W / mºC )
Temp. méd. = 24ºC
Resistência térmica – R
(m2 º C / W )
Lã de vidro 12 50 mm 0,045 1,11
20 50 mm 0,038 1,32
35 50 mm 0,034 1,47
12 75 mm 0,045 1,67

Fonte: metalica.com.br
A lã de vidro também suporta supressão, reduzindo o valor do transporte e também da estocagem, já que ocupa bem menos espaço quando armazenada em rolos ou embalagens plásticas: ao abrir, a lã volta a ter sua espessura normal. Ela também é de fácil manuseio e fácil de ser cortada, o que explica sua grande aceitação em projetos variados.

Entre as outras vantagens da lã de vidro podemos citar também o fato de não sofrerem com umidade, diminuindo consideravelmente o risco de infiltrações ou danos causados pelas mesmas numa parede. Ela também não é atacada por fungos nem por roedores, tendo uma ótima longevidade. Sua capacidade termoacústica também não desaparece com o tempo, tendo a mesma performance isolante por anos a fio.

Instalação da lã de vidro

Aplicação da lã de vidro não requer cuidados especiais, podendo ser feita mesmo sem o uso de mascaras, mas é importante que o cliente contrate um profissional especializado, pois assim reduzem-se os riscos de erros. No caso de um local grande que necessite da aplicação da lã de vidro, o ideal seria uma equipe. Dependendo do tamanho do projeto, em apenas um dia a aplicação é feita.

Algumas marcas no Brasil já possibilitam economia maior em relação às outras, isso porque dispõe de painéis mais econômicos, sendo o consumidor quem decide qual a melhor opção para seu projeto. Na hora de escolher sua marca de lã de vidro, além de pesquisar preços e instalação, é importante salientar que a lã deve ser espessa e não soltar suas fibras. Isso garante a qualidade do produto.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

3 Comments - Add Comment

Comentários