O ladrilho hidráulico é uma peça artesanal de concreto e cerâmica, resistente e produzida sob encomenda. Um clássico entre os revestimentos, surgiu no início do século XX, sendo propagado em larga escala pela Europa e trazida para o Brasil junto aos costumes portugueses. É uma excelente opção para quem gosta de cor e formatos diferentes, além do gosto de exclusividade. Ele “quebra” a monotonia de um cômodo ou parede revestida de apenas uma cor. É comum vermos uma ou duas fileiras (bordas) de ladrilhos em uma parede com azulejos totalmente brancos, por exemplo, servindo como decoração extra, um detalhe que faz toda a diferença.

ladrilho hidráulico revestindo paredes de banheiro
ladrilho hidráulico revestindo paredes de banheiro

Eles são produzidos em moldes de ferro, uma espécie de forma com o desenho já estabelecido. As formas são preenchidas com uma mistura de pó de mármore ou cimento branco, junto à tintura escolhida. Depois de prensados, os ladrilhos são submergidos em água durante algumas horas, daí o nome hidráulico. Com a cristalização do cimento, em uma “estufa”, os ladrilhos estão prontos para uso.

É importante que sejam armazenados com cuidado e que sejam assentados apenas no estágio final do acabamento, para evitar que se sujem ou se quebrem durante a obra.

Tipos de ladrilho hidráulico

Ele pode ser utilizado tanto em áreas interiores quanto exteriores, e é vendido principalmente em três opções:

  • Ladrilho liso: Apresenta uma única cor, geralmente sólida, sem nenhum tipo de figura ou desenho geométrico. Pode ser combinado com outros ladrilhos decorados. É vendido principalmente em tamanhos menores.
  • Ladrilho antiderrapante (calçada): Produzido com relevos, têm custo mais elevado, mas é ideal para calçadas que ficam expostas à água e áreas com maior trânsito de pessoas.
  • Ladrilho decorado / em faixa: O mais comum e mais utilizado, possui desenhos em diversas cores. É possível escolher a estampa que pode ser feita peça por peça, ou ainda ou conjunto de ladrilhos que formem um só desenho, maior (contínuo), usado em bordas, faixas e molduras.
decoraçãocom ladrilho hidráulico
decoração com ladrilho hidráulico

A maioria dos fabricantes disponibiliza em seus sites simuladores que permitem que o consumidor verifique cor e modelos disponíveis antes de comprá-los. Isso ajuda, inclusive no planejamento da decoração do cômodo que terá o revestimento.

Seu uso em cozinhas confere um ar rústico e “antigo”. Faixas e bordas são amplamente utilizadas, principalmente em cozinhas com cor única. O branco, por exemplo, permite uma borda contínua colorida por todo o cômodo, com ladrilhos. As peças pequenas e lisas (principalmente na cor preta) têm sido bastante utilizadas próximas a balcões em estilo americano.

A manutenção é feita de maneira simples, com água e sabão neutro, mas há quem utilize cera líquida transparente para manter o brilho. O uso de água sanitária não é recomendado, já que pode desbotar as peças.

Paredes com diversos estilos de ladrilhos hidráulicos
Paredes com diversos estilos de ladrilhos hidráulicos
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta