Laje Alveolar – Laje Protendida de Concreto Pré-Moldado

As lajes alveolares são um tipo de laje feito de material pré-fabricado com sistema unidirecional e altamente industrializado, que possui uma base diária em cena na construção em geral e no negócio das construções, em particular. Os elevados padrões de qualidade em relação aos materiais empregados e um processo de fabricação usando o estado da arte e da tecnologia fazem da laje alveolar protendida um produto que oferece excelentes qualidades técnicas e econômicas para uma obra.

A laje alveolar possui painéis de concreto com seção transversal e um sistema constante de altura, além dos alvéolos longitudinais, que fazem com que o material tenha uma redução de peso considerável. Os painéis são produzidos em concreto de alta resistência e aços de protensão – com tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração.

Lajes alveolares empilhadas, mostrando como é prático o armazenamento desse material

Lajes alveolares empilhadas, mostrando como é prático o armazenamento desse material

Laje Alveolar – Usos e Aplicações

A laje alveolar constitui uma garantia não só para o gerente de projeto que pode usar o elemento confiável e versátil para diferentes planos da estrutura, mas também para o construtor, que pode reduzir os atrasos na construção e aumentar a segurança no trabalho e, assim, alcançar melhores resultados em relação a colocação. A laje alveolar é amplamente utilizada na indústria para a construção de mezaninos, com grandes espaços claros e de baixa altura, uma vez que pode ser empregada em estruturas metálicas. Além disso, em condições específicas, podem ser usadas com qualquer camada de compressão. Algumas de suas principais aplicações são:

  • Edifícios Comerciais
  • Estacionamentos
  • Construções industriais

Além disso, é uma boa opção de laje para edifícios feitos em pré-moldados de concreto ou mistos, pois conseguem vencer grandes vãos sem arcar com grande peso estrutural.

Edifício em construção com elementos pré-moldados

Edifício em construção com elementos pré-moldados

Vantagens do Uso da Laje Alveolar

As lajes tradicionais demandam receber, transportar e estocar diversos componentes da laje (vigotas, elementos de enchimento, armaduras e escoras). E para isso é necessário espaço para estocagem e transporte do material ao local da obra. No entanto, a laje alveolar, com painéis e eventualmente o aço para a malha de distribuição, é recebida e descarregada com auxílio de guindaste ou pela grua da própria obra, o que simplifica o estoque e manuseio do material.

Laje alveolar de grande porte transportada por grua

Laje alveolar de grande porte transportada por grua

Fabricação

A construção de uma laje alveolar é simples e repetitiva. Quando os painéis são preparados, é possível iniciar o trabalho imediatamente, preenchendo as juntas ou executando as capas de concreto. Durante o processo, não é preciso escorar as lajes após colocadas.

Com as lajes alveolares, os trabalhos de carpintaria, estrutura e revestimento, assim como os serviços de recebimento, estocagem, condução e manuseio de materiais são eliminados. Dessa forma, a diminuição de elementos e de mão de obra para realizar o trabalho e a redução significativa do tempo de execução faz da laje alveolar a solução indispensável e adequada para as construções que possuem prazos menores.

As lajes alveolares podem ser empilhadas, ocupando o mínimo de espaço no canteiro de obras

As lajes alveolares podem ser empilhadas, ocupando o mínimo de espaço no canteiro de obras

Utilização

Geralmente, a laje alveolar é empregada dentro das seguintes situações:

  • É uma excelente escolha para construções que precisam de velocidade, porque o material não demanda a utilização de escoramentos, lajes com sobrecarga erguida ou construções com pé-direito.
  • Apresenta preços bastante vantajosos sobre outros materiais;
  • É uma ótima opção em termos de economia na construção.
  • Aceleram o ritmo da obra, liberando os pavimentos rapidamente para os serviços de acabamento;
  • Oferece surpreendente acabamento inferior, eliminando a necessidade de empregos adicionais para quase todas as aplicações.
O formato dos alvéolos varia de acordo com a espessura da laje

O formato dos alvéolos varia de acordo com a espessura da laje

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

3 Comments - Add Comment

Comentários