Lâmpada Halógena » Tipos, preços e desempenho



Você sabe realmente o que são lâmpadas halogenas ou apenas ouviu o seu vizinho comentar sobre elas?

Hoje vamos te explicar tudo sobre as lâmpadas halógenas, fique de olho!

O que são?

As lâmpadas halógenas, também conhecidas como lâmpadas de halogêneo, são lâmpadas incandescentes que possuem um gás inerte e um halogêneo como o iodo ou o bromo. São as mais populares no mercado e se destacam pela alta qualidade da luz a um baixo custo de aquisição.

Lâmpada bipino halógena do tipo halopin

Lâmpada bipino halógena 20W do tipo halopin

Elas oferecem uma grande possibilidade de variação no design da iluminação dos mais diferentes espaços. Além disso, tem uma alta capacidade de iluminação e uma vida longa com níveis constantes de eficiência. Ou seja, é impossível não se apaixonar por todos os benefícios dessas lâmpadas. Seu desempenho energético é superior ao de uma lâmpada incandescente convencional.

Características

As principais características das lâmpadas halógenas são a aparência natural que ela traz ao ambiente com uma luz branca e brilhante, a vida longa que impressiona qualquer um, os inúmeros designs que elas podem oferecer e a conexão direta das mesmas à rede elétrica ou a um transformador.

Além disso, elas têm uma vida aproximada de mil horas, um IRC (Índice de Reprodução de Cor) de 100% e apresentam uma economia de 30% no gasto de energia se comparados às lâmpadas incandescentes tradicionais.

Onde instalar

As lâmpadas halógenas podem ser utilizadas nos mais diversos tipos de iluminação, como por exemplo, em residências, para iluminação decorativa. Nesse caso elas podem ser instaladas em estruturas como abajures, luminárias de piso, luminárias de teto, arandelas, etc. Além disso, caso seja necessário elas também podem ter a finalidade de iluminação de destaque (em pontos comerciais, vitrines, etc.) com o uso de lâmpadas dicroicas – uma estrutura com lâmpada halógena e um refletor dicroico.

Existem ainda lâmpadas halógenas com bulbo e27 muito semelhantes as lâmpadas incandescentes, podendo ser essas em substituição das lâmpadas convencionais.

Lâmpadaa halógena com bulbo e27 de 70W que substitui uma incandescente de 100W

Lâmpadaa halógena com bulbo e27 de 70W que substitui uma incandescente de 100W

Tipos de lâmpadas Halógenas

Há vários modelos diferentes de lâmpadas halógenas disponíveis no mercado. Dentre elas se destacam:

  • Lâmpada Halógena Dicroica – que servem para destacar objetos e/ou áreas como obras de arte, quadros, paredes, etc. Este modelo pode ser utilizado em halls de entrada, pias, bancadas, estantes, enfim, vale utilizar a imaginação e tirar o maior proveito destas peças.
  • Lâmpada Halógena HaloPAR – encontrado nas mais diversas cores, esses modelos oferecem uma iluminação difusa, forte e agradável. Elas são ideais para iluminação de destaque, iluminação de ambientes externos, como por exemplo, jardins, banheiros e também bancadas de maquiagem.
  • Lâmpada Halógena Lapiseira ou Palito – este modelo apresenta uma grande versatilidade em relação aos modelos anteriores, sendo indicada para o uso em grandes ambientes internos como lojas, centros comerciais e estacionamentos. Além disso, também pode ser utilizada em pequenas áreas externas como fachadas e quadras esportivas.

Preços

Os preços destas peças variam bastante de acordo com a marca e também com o design da lâmpada. É possível encontrar lâmpadas halógenas de R$ 2,90 – uma peça simples de 500w 220v, até lâmpadas de R$ 39,99 – um modelo de lâmpada Super Branca Halógena tipo Xenon 12v 55w.

 

Como vimos o que não falta são modelos de lâmpadas halógenas para os mais diversos ambientes, a um custo bastante acessível. Por isso, se você estiver pensando em trocar as lâmpadas já conhece uma nova opção – As Lâmpadas Halógenas.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários