Lâmpada LED – A economia na forma de lâmpada

As primeiras experiências com a lâmpada LED (do inglês Light Emitting Diode – diodo emissor de luz) aconteceram ainda na década de 60, quando Nick Holonyack (na época consultor da General Electric) criou um diodo que emite luz quando energizado. Utilizada em semáforos, sinalizadores e faróis de automóveis, a lâmpada LED está ganhando cada vez mais espaço na iluminação e decoração de casas. Grande parte desse avanço se deve ao fato de que elas são econômicas se comparadas às outras (até mesmo as fluorescentes), além de sua grande durabilidade: elas têm vida útil de muitos anos, mesmo utilizadas várias horas, diariamente. Seu preço, porém, ainda não é o mais em conta; mas a tendência é que, com a procura cada vez mais alta, esse valor diminua gradativamente.

Lâmpada LED de Bulbo

Lâmpadas LED possuem grandes vantagens, como a alta eficiência energética, e grande vida útil. Alguns modelos, como esta de bulbo, não precisam sequer de uma instalação nova, basta usar a mesma estrutura de uma lâmpada incandescente.

Usos possíveis para a lâmpada LED

Esse tipo de lâmpada é utilizado principalmente na complementação do conjunto de luz de um cômodo (pontos de luz nas paredes, no forro do teto, objetos decorativos, luminárias decorativas ou não, etc),  mas nada impede que um ambiente inteiro seja iluminado por LEDs. Porém, como sua luz é sublime, serão necessárias muitas lâmpadas para conseguir o efeito desejado.

Grande destaque em iluminação natalina, os jardins podem ficar muito charmosos com a decoração idealizada com esses pontos de luz. É possível encontrar cordões, cascatas e outros tipos de “redes” de luzes para decoração de Natal. Salas de estar e halls de entrada ficarão muito atraentes, principalmente para os fãs de modernidade. Existem opções de lustres que utilizam a lâmpada LED com desgins diferentes e formatos arrojados, permitindo, por exemplo, lustres com pendentes retorcidos, circulares e com comprimentos desiguais entre si. Todos brilhando quando o LED é acionado.

Lâmpada LED comprar

As lampadas de LED aparecem nos mais diversos formatos. Além dos bulbos para substituir as lâmpadas incandescente, podem substituir as lâmpadas dicroicas.

Em forros de gesso, é comum a adoção de sancas de gesso,  produzem um efeito aconchegante quando iluminadas pela lâmpada LED. Essa iluminação pode ser direta ou indireta, ou ainda combinando ambas. O ajuste de iluminação e desligamento pode ser feito por controle remoto, proporcionando ainda mais comodidade. É uma excelente escolha para home theaters: sua luz suave não atrapalha a visão da tela.

Luminárias também tem ganhado espaço. Em formatos variados, coloridos ou adaptáveis, elas têm sido utilizadas cada vez mais, principalmente pelos jovens. Existem modelos em que pequenas luzes ficam piscando ou se movimentando dentro de um tubo e o usuário pode escolher a cor que deseja que seja emitida. A maioria de luminárias solares de jardim utiliza lâmpadas de LED, pois geralmente acumulam pouca energia durante o dia, e a grande eficiência da iluminação LED permite o melhor aproveitamento possível dessa energia. Já as luminárias mais clássicas e menores são instaladas principalmente em escritórios e ambientes para leitura. Novamente, a característica da luz mais sublime e discreta é um ponto a favor, já que não incomoda a visão. Vale a pena lembrar que esse tipo de lâmpada também possui outra grande vantagem: a luz emitida não desbota cores de roupas, acessórios ou objetos de arte.

Lampada LED

Lampada LED funciona com a associação de vários LED, com alta eficiência energética.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários