E quando aquela nossa visita precisa usar o banheiro? Nada mais cortês que direcioná-la ao lavabo, não? Pois então, essa parte da casa também requer atenção especial, afinal, você quer causar uma boa impressão nas visitas. Um lavabo deve ter itens básicos, como as louças (vaso sanitário e cuba – a bacia de uma pia), os acessórios (toalheiro, lixeiro, saboneteira, bandejas, cabides, vaso de flores etc.), os revestimentos (espelho, papel de parede, cerâmicas, pastilhas ou mármores) e metais , sejam torneiras e monocomandos, este é um mecanismo hidráulico de um comando só – como o próprio nome já diz – que permite a seleção da temperatura da água entre quente, morna e fria). A iluminação e forro também contam bastante e podem ser diferenciados e personalizados.

lavabo simples e elegante
lavabo simples e elegante

Decoração e projeto de lavabos

Há que se valorizar o espaço disponível para este cômodo, mas sem exageros, afinal, não é um ambiente muito frequentado. Nos lavabos de tamanho pequeno recomendam-se cores claras e neutras e, segundo especialistas, listras verticais podem causar a ilusão de um espaço mais amplo e a cor branca, dá noção de amplitude. Para maiores, os tons mais escuros podem ser usados, mas sem excessos. Um dos itens mais apreciados de um lavabo é o espelho. Por isso, quanto maior ele for, maior a sensação de espaço.

A pia não deve ser muito grande, pois assim dá a sensação de que o lavabo é menor do realmente é, assim como a bancada, que deve ser estreita. Caso opte por colocar prateleiras, prefira as de vidro, pois dão a sensação de ocuparem menos espaço. Azulejos hidráulicos e pastilhas são mais baratos que os outros materiais. Aliás, outro fator importante é “esconder” o ralo para tornar o ambiente mais “limpo” e, para isso, faz-se um caimento na pedra.

bancada de vidro para lavabo
balcão de vidro para lavatório

Higiene e limpeza para o lavabo

O uso da madeira também é bem-visto, pois como o lavabo não tem área molhada (chuveiro e box), não causará danos a este material. Embora haja quem prefira saboneteiras com sabonetes em barra, os sabonetes líquidos também estão em alta (e praticamente as duas opções ocupam o mesmo espaço), além de dar um toque “sutil”. Também é mais prático, uma vez que o sabonete em barra às vezes acumula pequenas sujeiras e resíduos. Outro toque de leveza são os pequenos arranjos de flores para decorar o ambiente, e pequenas bandejas para colocar toalhinhas enroladas. A lixeira pode ter qualquer formato (redonda ou quadrada), desde que acompanhe as cores do lavabo. Preferível as lixeiras com tampa, afinal, ninguém é obrigado a ver papéis usados e ter o lixo exposto.

banheiro pequeno, quase como um lavabo
banheiro pequeno, quase como um lavabo

Algumas dicas de higiene também são válidas, como: dê a descarga com a tampa abaixada, pois se deixá-la aberta, fará com que os germes “voem” e contaminem o ambiente. Aliás, dê a descarga antes de lavar as mãos, para não contaminar principalmente a maçaneta na hora de sair. Se o lavabo tiver janela, deixe-a aberta: ambiente fechado acumula impurezas. Embora toalhas de papel não “ornem” muito os lavabos, elas são mais indicadas, já que toalhas de tecido são usadas não só para secar as mãos como tem gente que seca o rosto também. Ou seja, não deixe ficá-la muito úmida, troque-as constantemente.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta