Luminária de Barbante: Como Fazer, Preço, Quadrada, Redonda



A peça decorativa antes mais conhecida apenas em certas regiões, como litorais por exemplo, hoje toma outra proporção se adequando aos mais diversos tipos de ambientes. Ela é uma solução decorativa simples e barata, que exige pouca habilidade e matérias para ser feita. Essa solução é a luminária de barbante, confira a seguir sobre a mesma!

Luminária de Barbante

Luminária de Barbante

Luminária de Barbante Redonda

Materiais Necessários:

  • Bexiga ou bola
  • Barbante de sua cor de preferência (para uma luminária media, aproximadamente 110m)
  • Cola escolar
  • Encaixe para lâmpada com fio (Cabo PP, 1,50m, 60w)
  • Lâmpada

Passo a passo:

Passo 1: Encha uma bexiga comum até que ela fique redonda ou uma bola que consiga estourar depois, faça em seguida um círculo na bola, com um marcador, por exemplo.

Obs: Não preencha essa área demarcada com barbante, pois é por ali que a lâmpada será inserida.

Passo 2: É aconselhável que se use luvas para fazer a luminária, cubra a superfície que estará utilizando, as etapas fazem uma certa bagunça! Passe cola (escolar) no barbante utilizando os dedos ou pincel o colocando na bola ainda molhados. Repita o processo até formar a figura que você imaginou, depois passe mais cola nos locais onde a colagem não ficou firme.

Passo 3: Deixe secar por mais ou menos 48 horas, estoure a bexiga a retirando de dentro da estrutura de barbante.

Passo 4: Com o encaixe de lâmpada que seja do tamanho da abertura que fez, o coloque já com a lâmpada (ATENÇÃO, NÃO UTILIZE LÂMPADAS COM ALTA EMISSÃO DE CALOR – INCANDESCENTES E HALOGENA) na circunferência aberta, a fechando. Pronto! Você já tem uma luminária de barbante redonda!

Luminária de Barbante Quadrada

Materiais:

  • Caixa quadrado do tamanho de sua preferencia
  • Barbante da cor de sua preferência (para uma luminária media, aproximadamente 110m)
  • Plástico filme
  • Cola Escolar
  • Encaixe para lâmpada com fio (Cabo PP, 1,50m, 60w)
  • Lâmpada

Passo a Passo:

Passo 1: Faça cortes no meio das vincas da caixa, para quando for remover ficar mais fácil.

Passo 2: Enrole papel filme em toda a caixa.

Passo 3: Demarque na caixa um círculo onde não passará barbante.

Passo 4: É aconselhável que se use luvas para fazer a luminária, cubra a superfície que estará utilizando. Passe cola (escolar) no barbante utilizando os dedos ou pincel o colocando na caixa ainda molhados. Repita o processo até formar a figura que você imaginou, depois passe mais cola nos locais onde a colagem não ficou firme.

Passo 5: Deixe secar por mais ou menos 48 horas. Com cuidado corte a caixa pelo buraco onde não foi passado o barbante, retirando os pedaços com cuidado para não danificar a estrutura de barbante.

Passo 6: Com o encaixe de lâmpada que seja do tamanho da abertura que fez, o coloque já com a lâmpada (ATENÇÃO, NÃO UTILIZE LÂMPADAS COM ALTA EMISSÃO DE CALOR – INCANDESCENTES E HALOGENA) na circunferência aberta, a fechando. Pronto! Você já tem uma luminária de barbante quadrada!

Decoração com Luminárias de Barbante

Além da simplicidade, a Luminária de Barbante deixa o ambiente mais leve e descontraído, visto até mesmo como divertido por conta das sombras irregulares que forma na parede. Ela pode ser feita como luminária de teto ou abajur de cabeceira de cama ou para chamar a atenção para um determinado trecho do ambiente.

Pode ser também uma sugestão para o quarto das crianças, que querem ter um abajur, mas você tem medo de deixar coisas que possam quebrar com muita facilidade. Basta fazer as voltas do barbante mais apertadas para que se caso a luminária caia e a lâmpada quebre, os pedaços não saiam. Para que fique mais harmonioso com o ambiente infantil, use vários barbantes coloridos, ou tinja o tradicional depois que terminar de enrolar o barbante com a cola, e deixe secar junto.

O custo para fazer uma luminária de barbante vai variar de R$20,00 (vinte reais) a R$30,00 (trinta reais), dependendo da quantia de barbante e de qual suporte irá escolher, mais em conta do que maior parte das luminárias que encontramos em lojas convencionais, e terá algo na casa com o gostinho de que foi você mesmo que fez.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários