Iluminar bem um ambiente é uma das questões mais importantes ao se elaborar um projeto. A boa iluminação deve ornar com os móveis, objetos e demais atributos do ambiente, deixando-o mais charmoso, aconchegante e confortável. Além disso, a luminária por si só deve ter seu charme próprio, além de ser eficiente na tarefa de criar a iluminação, e nisso a luminária plafon é incomparável: criar uma iluminação difusa que seja capaz criar uma iluminação geral eficiente para todo o ambiente.

Luminária plafon de sobrepor
Luminária plafon de sobrepor

Iluminando com Plafon

A luminária plafon é uma das mais procuradas no mercado, pois é instalada rente ao teto e pode ser embutida ou sobreposta, dependendo se o ambiente ‘pede’ luz direta ou indireta. O plafon com luz difusa é ideal para salas de estar e de jantar e cozinha, deixando o ambiente mais iluminado e agradável. Já na iluminação indireta, ideal para ambientes com pé-direito baixo, o plafon de vidro irradia luz para o teto, refletindo “indiretamente” o restante do ambiente. Por isso, normalmente são utilizadas em banheiros que pedem um clima mais suave e ameno.

Geralmente são instaladas com bases acopladas às cúpulas para impedir o contato com umidade e vapor, que resultaria em deterioramento das lâmpadas (prefira as incandescentes ou halógenas que duram mais, as eletrônicas têm vida curta). Quartos e salas, onde pedem um clima aconchegante, utiliza-se o plafon no centro do teto com duas ou três lâmpadas incandescentes, com a substituição do interruptor comum por um dimmer, um dispositivo que serve para regular a intensidade da luminosidade do ambiente. Nos corredores, o ideal é que sejam utilizados plafons mais rentes ao teto, com lâmpadas eletrônicas ou fluorescentes, ou seja, de mais intensidade, pois necessitam de maior iluminação para uma boa visibilidade.

Tipos de luminárias plafon

Existem hoje no mercado uma grande variedade de luminárias do tipo plafon para o cliente escolher, Elas podem ser classificadas por tipo de fonte luminosa e pela maneira de instalação. Pela maneira de instalação, existem as luminárias de sobrepor e pendentes. As de sobrepor são as que são encaixadas ou presas diretamente sobre o forro do ambiente, normalmente sobre a saída da caixa oitavada, que alimentará a fonte luminosa. Mas existem também os plafons pendentes, que possuem também um efeito mais decorativo ao ambiente, aproximando a fonte luminosa do plano de trabalho ou de convívio. normalmente as luminárias pendentes possuem muito mais a intensão de serem decorativas.

Plafons de Sobrepor

Plafons pendentes

Quanto ao tipo de fonte luminosa, existem os plafons LED, luminárias normalmente com uma espessura bem fininha e com um excelente desempenho energético. Infelizmente essas luminárias ainda são muito caras, normalmente presentes mais em projetos de classe mais alta. A opção alternativa são os plafons que levam como fonte luminosa lâmpadas em seu interior, como fluorescentes ou mesmo lampadas incandescentes.

Ao escolher um plafon, certifique-se da qualidade do produto, bem como soquete e fios utilizados, a compatibilidade da lâmpada com a luminária escolhida e analise o acabamento do vidro e da peça.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta