Luminárias para Jardim – Modelos e Preços

Um jardim precisa ser bem iluminado durante a noite para que haja segurança e também iniba a permanência de bichos e insetos, principalmente em regiões próximas a lagos e florestas. A boa notícia é que, além das luminárias servirem para seu objetivo óbvio de iluminar o local, elas também podem ser verdadeiras aliadas na decoração do jardim, deixando-o muito mais bonito e atrativo. Existem vários tipos de luminárias para jardim. As solares economizam energia elétrica, já que captam sua energia durante a iluminação natural do dia, podendo ser utilizadas na parte da noite.

Luminárias para Jardim

Luminárias para Jardim

Já os postes de luz são mais clássicos e ideais para quem deseja um jardim mais charmoso, com ares retrô, bem ao estilo anos 20. Nesse caso, vale a pena harmonizar a presença dos postes de luz com bancos charmosos de cimento ou madeira.

Outra excelente ideia para utilizar luminárias no jardim é distribuí-las ao redor de passeios e em direção à entrada da casa. Existem alguns produtos projetados em tamanhos menores especialmente para esse tipo de aplicação. Eles são munidos de ponteiras para ajudar a fixação no solo.

Preço das luminárias para jardim

As luminárias menores costumam ser vendidas em kits. As ponteiras e pontos de luz são as mais procuradas. Seu preço varia consideravelmente, de acordo com o fabricante, e oscila entre R$59,90 a R$270,00, com várias peças.

Luminárias maiores também têm preços variados. A vantagem principal é o fato de que você poderá adquirir apenas as que precisar, já que são vendidas de forma avulsa.

Na hora de comprar o produto, verifique se ele apresenta bons índices de satisfação e segue as diretrizes básicas de segurança. Nenhum fio deve estar exposto e a instalação deve ser feita por eletricistas profissionais.

Tipos de Luminárias para Jardim

Atualmente existem diversos tipos de luminárias para proporcionar a iluminação para o jardim. Desde modelos compactos de balizamento, até grandes refletores para destacar arvores e fachadas no jardim. Na hora de escolher, tudo vai depender da escolha de tipo de iluminação que você precisa para seu jardim, e logicamente, os preços das luminárias também vão variar em função desta escolha.

Postes de luminárias para jardim

Esse tipo de iluminação, muito comum em praças, é utilizado em jardins principalmente para iluminar um caminho, ou trilho que percorra o seu jardim. O uso dessas luminárias que proporcionam grande capacidade lumínica nessa situação é recomendado, já que ao contrário da iluminação de ambientes internos, o fator da reflexão interna pouco ajuda na hora de iluminar.

luminária tipo vintage tipo pendente para o jardim

luminária tipo vintage tipo pendente para o jardim

Luminária com um globo para iluminação de um caminho no jardim

Luminária com um globo para iluminação de um caminho no jardim

Isso não significa porém lâmpadas de potência alta, já que a tecnologia de lâmpadas e fontes luminosas modernas permite alcançar um  bom nível lumínico sem necessariamente usar uma alta potência instalada.

Luminárias solares para jardim

Esse tipo de luminária de baixa potência é normalmente usada no balizamento de caminhos e trilhos para pedestres ou veículos no jardim. Normalmente esse tipo de luminária possui uma fotocélula em sua parte superior, que capta energia durante o dia, e armazena para o período noturno.

Luminária solar para jardim com corpo metálico

Luminária solar para jardim com corpo metálico

Luminária LED para jardim

Luminária LED para jardim

Luminárias solares de vários modelos diferentes no mercado brasileiro

Luminárias solares de vários modelos diferentes no mercado brasileiro

Normalmente a iluminação desse tipo de luminária é feita com LEDs, que permitem a geração de energia com baixíssima potência. É possível também que o usuário experimente uma perda de eficiência dessas luminárias com o tempo, por isso é necessário proceder periodicamente com a limpeza da superfície da fotocélula para garantir que ela seja capaz de coletar energia.

Refletores para jardim

Refletores são luminárias que possuem uma grande capacidade de iluminação concentrada em uma direção. Atualmente são muito utilizados para iluminação de árvores e fachadas. É comum porém que esse tipo de luminária possua uma maior potência, para suprir a força necessária para iluminar, por isso fique atento ao consumo na sua casa.

Luminária com refletor halógeno para o jardim

Luminária com refletor halógeno para o jardim

refletor LED para o jardim

refletor LED para o jardim

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários