Madeira Tratada Autoclavada



Com a construção civil em constante crescimento e a necessidade cada vez maior de produtos que atendam a todas as necessidades, cresce também o número de produtos e a qualidade dos mesmos quando inseridos no mercado.

Como todos devem saber a madeira é um material bastante utilizado tanto na construção civil quanto na construção de móveis, decoração de interiores, etc. E, sendo tão requisitada ela também precisa de alguns cuidados especiais, afinal madeira é coisa para durar muito tempo, não é mesmo?

Vocês já ouviram falar em madeira tratada/autoclavada? Se esses nomes te pareceram um pouco estranhos não se preocupe que o nosso artigo de hoje vem falar exatamente disso, da madeira tratada. Então fique por aí e confira todas as informações que trouxemos especialmente para vocês.

Módulo de deck de madeira em madeira autoclavada. A coloração verde é caracteística desse tipo de tratamento para madeira

Módulo de deck de madeira em madeira autoclavada. A coloração verde é característica desse tipo de tratamento para madeira

O que é Madeira Autoclavada

Para quem não sabe, a madeira autoclavada ou tratada é um tipo de madeira que passou por um processo industrial e sofreu um tratamento que lhe incorporou qualidades tanto a nível da mecânica como da química.

Todo esse processo faz com que a madeira se torne mais resistente tanto a inseticidas como a fungicidas, protegendo assim o material do aparecimento de cupins, do apodrecimento da madeira e até mesmo de outros agentes biológicos que deterioram o material. Desta maneira, a madeira tratada é incomparavelmente mais resistente que a madeira tradicional.

Casa pré-fabricada em madeira autoclavada

Casa pré-fabricada em madeira autoclavada

Processo de tratamento

Para vocês entenderem melhor qual a diferença da madeira tratada para a madeira tradicional preparamos um pequeno passo a passo de como ocorre o processo.

  • 1º passo – O primeiro passo é introduzir a madeira já seca dentro da autoclave – um cilindro de alta pressão – e lacrar a porta.
  • 2º passo – Ainda dentro da autoclave é iniciado o processo de vácuo para retirar todo o ar que está dentro do equipamento e também nas cavidades da madeira.
  • 3º passo – Continuando o processo de vácuo é iniciado o enchimento da autoclave com uma solução preservante que irá atuar diretamente sobre a madeira.
  • 4º passo – No momento em que a autoclave está completamente preenchida com a madeira e com a solução preservante o processo de vácuo inicial é finalizado e dá-se a saturação da madeira.
  • 5º passo – Depois de finalizado o processo de pressão toda a solução excedente é transferida para um reservatório e assim, a autoclave fica totalmente vazia – apenas com a madeira.
  • 6º passo – O passo final consiste na retirada de todo excesso de solução preservativa que ficou sobre a madeira. Todo esse processo de tratamento dura em torno de 4 horas.

    Madeira tratada saindo do cilindro de autoclave

    Madeira tratada saindo do cilindro de autoclave

Preço de madeira tratada autoclavada

Como vocês viram o processo de autoclavagem consiste exatamente no reforço da madeira para que a mesma dure por mais tempo e resista melhor aos vários agentes biológicos que a atacam. Como tal, o preço desta madeira, se comparado ao da madeira tradicional, é mais caro, afinal o produto apresenta mais resistência que o segundo.

As duas madeiras podem ser utilizadas nas mesmas finalidades, por isso, o mais indicado é investir em qualidade e não se preocupar com a deterioração do produto ao longo do tempo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários