Manta Térmica – Preço e instalação da manta para telhado

A parte de uma residência mais exposta ao calor é o seu telhado. Estudos comprovam que mais de 80% do aquecimento de uma casa vem da parte de cima dela, já que absorve durante o dia o calor direto do sol, mesmo em dias nublados, atingindo temperaturas altas, e profissionais da construção como eletricistas que trabalham direto abaixo do telhado sabem muito bem disso. Uma das maneias de se livrar desse calor todo é a partir da instalação de uma manta térmica.

Rolo de manta térmica como é vendido

Rolo de manta térmica como é vendido

O aquecimento do telhado ocorre independentemente da escolha da telha da cobertura, seja ela uma telha de barro portuguesa ou uma telha de fibrocimento brasilit. Umas mais, outras menos, o calor acaba por atravessá-las, atingindo a laje e ultrapassando-a, esquentando a casa e dando a impressão de estufa. Se não há cobertura com telhas e a laje está exposta em local de calor elevado, mesmo após o por do sol, será possível sentir o calor vindo diretamente do teto, após a absorção da temperatura durante algumas horas do dia, devido à inercia térmica das telhas.

Como funciona a manta térmica

Para refletir as ondas de calor “de volta”, a sugestão é o uso de mantas térmicas. Instalada entre as telhas e a laje, na armação de madeira, ela protege ainda contra possíveis infiltrações e até mesmo contra a entrada de poeira. E até mesmo no inverno será útil, pois seu efeito de bloquear a passagem de calor funcionará para “manter” o calor de dentro da casa e a sensação de conforto térmico.

manta térmica instalada sob o telhado de um pavilhão

manta térmica instalada sob o telhado de um pavilhão

Uma manta térmica é fabricada com alumínio, conhecido por suas propriedades térmicas. Na cozinha, por exemplo, quando um alimento é coberto com papel alumínio, o calor é mantido na parte de dentro do utensílio e não é atingido pelo clima do lado de fora. Outro exemplo é o alumínio que recobre a garrafa térmica do lado de dentro, protegendo a temperatura do líquido e afastando a influência da temperatura externa. É exatamente assim que a manta funciona numa cobertura: mantendo a temperatura interior e evitando influência excessiva do exterior.

Instalação da manta térmica

Recomenda-se que a instalação seja feita por especialistas, para evitar qualquer tipo de problema futuro com o material. As mantas são vendidas em rolos grandes, e devem ser aplicadas com cuidado, principalmente nos locais em que houver sobreposição (emendas). A recomendação é que haja ao menos 10 cm de sobreposição entre as folhas, a mesma lógica usada na instalação de manta asfáltica impermabilizante. Após a colocação das folhas, é necessário que se preguem ripas de madeira nos caibros, para que a manta fique fixa. Só então as telhas são assentadas nesta estrutura de madeira. Aberturas na manta são feitas no topo do teto, para que possa entrar ar fresco e ventilação normalmente.

manta de isolante térmico no telhado

manta de isolante térmico no telhado

A grande vantagem além da possibilidade de dispensar o uso de condicionadores de ar durante o calor, já que a sensação dentro da residência será agradável, é que o custo-benefício desse material vale muito a pena. Acessível e de grande utilidade, a manta térmica é uma ótima opção para coberturas e revestimento termoacustico.

Preço de mantas térmicas

Mantas térmicas são vendidas em rolos, com cerca de 1,20 m de largura, e comprimentos variados, de 10 a 100 metros. Em alguns comércios, é possível comprar a manta por metro. O preço base, em ambos os casos é de cerca de R$ 6,80 cada metro de manta térmico, isto é, apenas o material, não se soma ai a mão de obra especializada. Para isso,é necessário orçar com um profissional.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

12 Comments - Add Comment

Comentários