Marchetaria: O Que é? Tipos e Como Fazer

Quer aprender como renovar seus móveis, pisos e teto gastando pouco? Então siga lendo o texto, descubra o que é a marchetaria e como fazer.

Hoje em dia temos muitas técnicas que nos ajudam a mudar a decoração dos ambientes de forma simples, rápida e gastando pouco. Isso é realmente, animador, tendo em vista que com um simples toque podemos renovar o ambiente e mudar completamente o estilo.

Nada de quebrar parede e dar início a um projeto caro e que pode levar meses até ser concluído, pois, a partir da marchetaria, qualquer pessoa, mesmo que não tenha experiência, pode criar visuais lindos em pouco tempo.

O que é Marchetaria?

O que é Marchetaria

A marchetaria é simplesmente uma técnica baseada na arte de ornamentar variadas superfícies usando o encaixe de peças. A técnica pode ser feita em pisos para áreas externas e internas, como revestimento para teto e ainda sobre móveis.

Todavia, os materiais utilizados também são diversos: madeira, pedras, metais, madrepérolas e outros, mas o principal é a madeira.

De acordo com especialistas, marchetaria é uma palavra que vem do francês (marqueterie) que significa decoração por meio de aplicação. Sendo assim essa técnica dá vida a objetos de decoração construídos a partir da colagem e montagem de peças.

Logo, aqui não contamos com uso de pregos, pois exatamente, deve ser colado.

A marchetaria possui rastros desde 3 mil anos atrás entre os povos egípcios. Foram encontradas mobílias decorativas, caixas muito requintadas, etc.

Muitas coisas faziam parte da decoração de templos, palácios e até pirâmides da época. No entanto, hoje em dia a marchetaria tornou-se uma técnica que vem sendo usada em diversas áreas, por exemplo:

  • Reciclagem de móveis
  • Bijuterias
  • Quadros
  • Painéis de decoração
  • Restauração
  • Esculturas

Trata-se de um método que se popularizou tanto aqui no Brasil que sua procura é muito grande, principalmente em decoração retrô e restauração de móveis. A seguir, vou te mostrar alguns exemplos da marchetaria e mais adiante apresentarei um passo a passo simples, para você mesma confeccionar suas peças.

Marchetaria Para Gaiolas

As gaiolas decorativas vêm sendo usadas de diversas formas, inclusive em decoração de casamento, batizado etc. Por outro lado, é uma ótima opção para decorar qualquer ambiente da casa. Uma dica é usá-las em quarto de criança ou na cozinha.

Desse modo, usar a marchetaria em gaiolas, pode ser um jeito de decorá-las com maior autenticidade, culminando em peças únicas e elegantes.

Os principais materiais usados aqui são a madeira e o marfim e as peças precisam ser cortadas e depois, coladas umas as outras. Contudo, hoje em dia o mercado já oferece folhas adesivas apropriadas para marchetaria e você só precisa pegar sua gaiola e revesti-la.

Marchetaria Para Gaiolas

Marchetaria Para Gaiolas Marchetaria Para Gaiolas Marchetaria Para Gaiolas

Marchetaria em Madeira

O método feito a partir da madeira é, certamente, um dos mais populares por sua versatilidade. É possível fabricar molduras de quadros lindíssimas, móveis de tamanhos variados, esculturas, caixas decoradas, bandejas, bijuterias e muito mais.

Marchetaria em Madeira Marchetaria em Madeira Marchetaria em Madeira Marchetaria em Madeira

Marchetaria 3 D

A marchetaria com efeito 3d é lindíssima e o resultado vem de acordo com a forma que cortamos os objetos. Veja a seguir no vídeo.

Marchetaria 3d Marchetaria 3d Marchetaria 3d Marchetaria 3d

Marchetaria Como Fazer

Materiais: Facas bem afiadas, pedra para afiar e folhas ou lâminas do material desejado. Veja o passo a passo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários