Modelos de escadas – 5 Super modelos de escadas para sua casa



Ao decidir ter um uma casa ou um ambiente, seja uma sala ou escritório, com escada, tenha em mente que ela precisa ocupar o mínimo de espaço possível, mas claro atendendo às necessidades de quem passar por aí. Os mais diversos modelos de escadas podem ser encomendados, desde as mais compactas que aproveitam o espaço abaixo para alocar uma estante, aparador ou mesmo um pequeno depósito, às mais glamourosas, amplas e elegantes das residências de maior porte. É sempre uma questão de analisar qual tipo de escada combina mais com seu gosto e com o seu bolso. A finalidade da instalação de uma escada é exclusivamente ligar um patamar ao outro e a escolha do modelo depende das dimensões do local onde se pretende instalá-la.

Escada reta simples sem patamar e de design minimalista

Escada reta simples sem patamar e de design minimalista

Modelos de Escadas Diversos

Hoje em dia, os mais diversos tipos de escadas estão disponíveis para projetos. Arquitetos do mundo todo inovam a cada dia com projetos cada vez mais sofisticados desse elemento de circulação vertical, por isso é importante estar atento às novidades para ficar de olho no modelo de escada que pode estar mais de acordo com o seu projeto. Por isso preparamos uma pequena listagem com os principais tipos de escadas para o seu projeto arquitetônico.

  1. Escadas Retas

  2. As escadas retas são aquelas que em planta, isto é, quando vistas de cima, sigam uma linha reta, quando tem um desnível de dois metros de altura, devem ter um ‘patamar’ de descanso, para que quem estiver subindo pare um pouco e depois prossiga. Para o projeto desse tipo de escadas, utiliza-se a chamada fórmula de Blondel, que permite o cálculo de escadas padrões.

    Escada reta sem patamar

    Escada reta sem patamar

  3. Escadas Santos Dumont

  4. Esse modelo de escadas é pensado espacialmente para você que possui pouco espaço em sua residência. As escadas Santos Dumont são escadas retas que utilizam uma inclinação muito maior que a recomendada pela fórmula de Blondel, através da intercalação dos degraus, permitindo assim uma subida suave mesmo com uma inclinação severa.

    Escada tipo Santos Dumont feita em madeira

    Escada de madeira tipo Santos Dumont

    Vista Lateral de Escada Santos Dumond

    Vista Lateral de Escada Santos Dumond

  5. Escadas em L e U

  6. As escadas em ‘L’ e em ‘U’ nada mais são do que as retas só que divididas em trechos. Por exemplo: ao subir alguns degraus, existe uma parede que te obriga a virar à direita ou à esquerda. As circulares são escadas que fazem curva sem ter um eixo vertical. Existe a escada espiral, caracol ou helicoidal, que não ocupa muito espaço e ainda permite melhor circulação mantendo a iluminação do ambiente e também não é recomendada para crianças e idosos – como as vazadas, já citadas anteriormente. Essa escada permite ser elaborada com ou sem corrimão.

    Escada Moderna em L em pavimento de pé direito duplo

    Escada Moderna em L em pavimento de pé direito duplo

    Escada em U com viga de concreto

    Escada em U com viga de concreto

    Escada em U de metal

    Escada em U de metal pintada de branco

  7. Escada Caracol

  8. Chama-se de escada caracol aquelas que sobem em formato helicoidal, isto é, escadas circulares que sobem através de um eixo central. Esse tipo de escadas é a que mais economiza espaço, pois necessita apenas de uma pequena área em cada pavimento para ser instalada, porém não é tão agradável de ser usada, pelo menos se comparada a uma escada reta.

    Escada caracol, também conhecida como escada helicoidal

    Escada caracol, também conhecida como escada helicoidal

  9. Escadas retrátil

  10. Esse tipo de escadas é mais raro no Brasil, porém muito usada como meio de acesso a sótãos na América do Norte. Assim, permite-se que o espaço fique livre a maior parte do tempo para circulação e a escada só é utilizada quando realmente for necessária.

    Escada retrátil para s[otão, feita em madeira

    Escada retrátil para s[otão, feita em madeira

 Escadas de uso Industrial

Existe ainda uma gama de outros tipo de escadas que não são comuns em projetos residenciais, mas que valem apena ser citados aqui:

  • Escadas de alumínio – Usadas frequentemente como escada móvel para manutenções e serviços temporários;
  • Escada extensível – Escada móvel que varia conforme a altura desejada;
  • Escada de banqueta – Geralmente de até três degraus, permite fazer manutenções pontuais, como a troca de lâmpadas ou limpeza do forro, por exemplo;
  • Escada de marinheiro – encontrada em plataformas de petróleo e outros locais que sofrem corrosão. Por isso, seus degraus são antiderrapantes e fabricadas com materiais próprios para resistir a degradação provocada por raios ultravioleta;
  • Escada articulada – permite a adequação de acordo com a necessidade do momento, pode se adaptar a diversas formas;
  • Entre outros modelos de escadas.

Dicas importantes para o projeto de uma escada

A escada deve ser funcional e oferecer segurança: os degraus não podem ser estreitos, pois existe o risco de tropeços e acidentes e o pé deve ‘caber’ por inteiro ao pisar no degrau. Normalmente, considera-se o tamanho padrão para o patamar do degrau cerca de 28 centímetros, e o espelho (a elevação do degrau) de 17,5 a 18,5 cm. É FUNDAMENTAL que todos os degraus tenham exatamente a mesma altura, para evitar acidentes, como tropeções. Escadas com variações de altura em degraus estão sujeitas a acidentes, e judicialmente, quem arca com os custos da perda é o responsável técnico que projetou a escada.

escada para separar ambientes

Belo exemplo de arquitetura onde se usa a escada para separar os ambientes

A escada deve ser instalada em um local onde ofereça visibilidade, ou seja, com luz natural ou artificial (por exemplo, à noite se você quiser pegar água no andar de baixo, é necessário que a escada esteja bem iluminada para que você não tropece e não caia), bem como o corrimão para você se apoiar e ter um pouco de precisão e as grades de proteção (principalmente para crianças e idosos – dependendo da idade e das condições físicas).

Cuidados específicos para cada tipo de escadas

As escadas vazadas (como as de ferro, que não precisam de parede) conferem ventilação ao ambiente, mas como mencionado, para crianças e idosos, esse tipo não é aconselhável pelo risco de acidentes. Por isso, nunca deixe objetos, vasos ou qualquer outro item em um degrau, pois isso dificulta a passagem.

A escolha do modelo ideal de escada dependerá do local onde será instalada, bem como a responsabilidade de quem estiver projetando (arquiteto, engenheiro etc.). Ele vai medir a inclinação, a largura, tipo de material, dimensões, fluxo/tráfego do ambiente etc.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários