Modelos de Portões: Tipos, Modelos e Fotos de Portões

Em alguns países, o uso de portão é praticamente um ato isolado, restrito a determinadas mansões e propriedades privadas; já que a maioria das casas não o possuem. Isso, infelizmente, não é uma realidade no Brasil. Excetuando-se algumas casas em condomínios e bairros planejados, a imensa maioria de residências brasileiras utiliza-se de muros e portões de entrada. Mas nem por isso escolhemos qualquer modelo para nossa casa ou comércio: além das necessidades de segurança, os modelos de portões mais procurados pelos consumidores não são só os mais seguros, mas também os mais bonitos.

Modelos de portões - portão de chapas

Modelos de portões – portão de chapas

O portão é primordial para a segurança de um imóvel, mas isso não quer dizer que ele precisa, necessariamente, ser sóbrio ou sem estilo. Não tem nada mais legal do que estilizar toda a residência e dar a ela “a cara” do dono, desde sua fachada externa. Essa tendência já vem de alguns anos na cultura brasileira, em que o consumidor tenta adequar as suas necessidades de segurança às necessidades estéticas. Outro exemplo disso são as fachadas de muros de casas, em que há uma preocupação cada vez maior em se manter um conjunto harmônico com a casa.

Existem vários modelos de portões de entrada, produzidos a partir de materiais próprios para exteriores. Escolher o melhor para seu caso depende de uma série de fatores, mas não é difícil decidir o melhor para cada caso.

Tipos mais comuns de modelos de portão

Existem diversos modelos de portões no mercado atual, é importante na hora de escolher o modelo estar atento a qual são exatamente as suas necessidades. Nem todos os modelos de portões podem, por exemplo, ser automatizados. Entre as necessidades que você precisa considerar podemos citar:

  • O portão será automatizado?
  • O portão precisa de nível de segurança extra?
  • A beleza do modelo do portão é fundamental?

Todos esses fatores variam, de modelo para modelo,por isso é importante estar bem atento à hora que for escolher e comprar o seu portão.

Portão Automático

Para garagens, o uso de portões eletrônicos é um diferencial importante, visto que você não precisará deixar o veículo para abrir o portão. Se você chega em horários com pouco movimento de pessoas, isso pode ser um fator a favor da segurança.

O portão automático geralmente é implantado em portões maiores, de alumínio. Os tipos mais comuns nesse caso utilizam chapas. Elas podem ser lisas, onduladas ou conhecidas como “lambril”.

Portão tipo basculante automatizado

Portão tipo basculante automatizado

Portões de Chapas

As chapas costumam definir o grau de visibilidade que a pessoa que está fora da residência conseguirá ter da mesma. Nesse caso, quem prefere privacidade total pode optar por chapas entrelaçadas – tanto vertical quanto horizontalmente, já que elas “fecham” toda a visão.

Para visão parcial, outros designs mais “abertos” são uma boa opção. Conhecidos como “vazados”, eles também possibilitam a entrada de maior iluminação natural e conferem à casa um ar mais leve.

Vale lembrar que independente de fechado ou vazado, esse tipo de portão é resistente às intempéries e não necessita manutenção específica.

Portão automático de chapas reforçado

Portão automático de chapas reforçado

Portões basculantes

Os portões que abrem por inteiro, girando em eixo para cima são chamados de portões basculantes. Os basculantes facilitam bastante a entrada do veículo na garagem e ultimamente tem sido os modelos mais procurados nas lojas, por sua praticidade. Eles também possuem a grande vantagem de abrir a garagem por inteiro, ocupando pouquíssimo espaço nas laterais e ainda permitindo que veículos de alturas diferentes entrem normalmente.

Os modelos variam e podem incluir detalhes em madeira (assoalho) e até mesmo “desenhos” que embelezam o portão.

portão basculante, ideal para automatização

portão basculante, ideal para automatização

Portões de madeira

Para quem preferir o portão inteiro fabricado em madeira, vale lembrar que o preço é um pouco mais ‘salgado’. Ainda assim, são produtos que valem muito a pena. Eles são uma ótima opção para garagens que também possuam entrada social (portão menor para moradores e visitantes). Os tipos de madeiras mais utilizados na fabricação desse tipo de portão são o ipê e o jatobá, por sua resistência e longevidade útil.

Portão de madeira trabalhado

Portão de madeira trabalhado

Modelo de portão feito com tábuas de madeira plástica

Modelo de portão feito com tábuas de madeira plástica

Modelo de portão de ripas de madeira

Modelo de portão de ripas de madeira

Portões de Alumínio

O alumínio é um material extremamente leve, e perfeito para portões de grande porte, principalmente os automáticos, já que os motores de portão geralmente tem uma portância limitada.Os portões de alumínio ainda possuem a vantagem de não estarem sujeitos à corrosão, já que o alumínio é um material inoxidável.

Portão tubular de alumínio

Portão tubular de alumínio

Modelos de Portões – Portão de Ferro

Esse é o nome popular que se dá aos portões de aço. A verdade é que há muitos anos já não se fabrica portões de ferro, ou ferro fundido, já que o aço é uma liga de metal muito mais resistente estruturalmente, e ligeiramente mais resistente contra a oxidação. Esse modelo de portão porém é mais pesado que os portões de alumínio, e só costuma ser automatizado em garagens residenciais ou comerciais, em que seu tamanho e seu peso sejam possíveis de ser aguentados pelo motor do portão automático.

Portão de ferro com porta para pessoas

Portão de ferro com porta para pessoas

Portão em aço feito pela Mega Portões

Portão em aço feito pela Mega Portões

4.5/5 - (2 votes)

2 Comments - Add Comment

Comentários