Mosaicos decorativos para revestimentos



O mosaico é um estilo de decoração já um pouco antigo, mas que ainda continua fazendo parte da decoração de diversos ambientes. Eles são ótimos para quem morre de medo de errar na decoração, porque por mais que estejam desordenados ou coloridos serão sempre únicos com uma beleza inigualável. Além disso, podem também ser utilizados nos mais diversos tipos de ambientes.

Mosaico na decoração e revestimentos

Para muita gente a primeira imagem que vem à cabeça quando ouvem o termo são as grandes catedrais e até mesmo pequenas igrejas que utilizam este tipo de decoração. Sim, eles são bastante utilizados nesses tempos religiosos, porém não se restringem apenas a isso.

Você pode ter um mosaico no chão da sua casa, na parede da sua sala, do seu quarto ou até mesmo da sua cozinha, pode usar o revestimento em um pilar que fique no centro da sua sala de estar, para transformar aquela estrutura incômoda em uma peça de arte decorativa para o seu ambiente, ou usá-lo então nas pequenas peças como a sua caixa de bijuterias. Enfim, são várias as aplicações desse tipo de decoração que vem ganhando novamente muita força.

mosaico de tiras de vidro decorativas

mosaico de tiras de vidro decorativas

mosaico revestimento de parede

um belo exemplo do uso desta técnica é esta parede que monta um padrão de revestimento usando pastinhas de vidro

mosaico pastilhas de vidro

Simples e discreta, essa parede usa um revestimento de pastilhas com pequenas variações no tom para quebrar a monotonia do revestimento

revestimento mosaico de pedra são tomé

Quem está pode dentro das tendências em revestimento, sabe que os mosaicos em pedra estão com tudo para o revestimento de paredes

revestimento mosaico de madeira parede

A novidade agora são os revestimentos com padrões alternativos, como essa parede com madeira

revestimento mosaico madeira de demolição

Já essa usa um revestimento em madeira de demolição

mosaico pedra portuguesa na calçada

na parte externa, as calçadas ficam por conta dos já consagrados desenhos feitos com pedras portuguesas para o revestimento de calçadas

Desenho mosaico decorativo

Pra quem deseja decorar o ambiente, os mosaicos podem ser usados para fazer desenhos, como esta imagem de Marilyn Monroe feita com pedaços de cerâmica

mosaico espelhado móveis

até o mobiliário pode ser revestido, como essas peças espelhadas da Zimmer

Dicas para não errar ao compor um mosaico

Então se você está pensando em apostar na decoração com mosaicos fique por aí e confira as dicas que preparamos para você não errar:

  • Se você não quer, ou tem medo, de ousar opte por cores e modelos mais discretos. Já se você não tem problemas em chamar a atenção aposte nos modelos com formas bastante excêntricas e coloridas, são um charme a parte!
  • Sempre que puder construa você mesmo o seu mosaico, porque ele é uma peça com “alma”, uma verdadeira arte! Então se você colocar a mão na massa e faze-lo de acordo com o seu gosto ele se torna ainda mais especial e único.
  • Caso você não tenha tempo e paciência para colocar a mão na massa então opte por peças compradas já prontas, onde é necessário fazer apenas a instalação. E não se esqueça de que a peça deve combinar com o restante da decoração.
  • As opções aquando da criação são diversas. Você pode optar por um desenho abstrato com traços livres, por alguma imagem em concreto definida previamente ou até mesmo recriar uma obra de algum artista renomado, a escolha é sua!
  • Tenha cuidado na hora de escolher o material que irá compor o seu mosaico. Não é apenas o desenho que é importante! O material, se escolhido indevidamente, pode te trazer sérias dores de cabeça no futuro, afinal uma peça para ser utilizada na parede com certeza não pode ser utilizada também no chão onde há um fluxo maior, não é mesmo?
  • Procure um profissional qualificado para fazer a instalação de sua peça. Você pode ter adquirido a peça mais linda e cara do mundo porém se ela for mal colocada perderá toda a sua beleza. Então cuidado nessa etapa!

O mosaico é uma peça de decoração linda que, como vimos, pode ser utilizado nos mais diversos ambientes trazendo sempre uma beleza única para o local.

Por isso aposte nesse estilo e tenho certeza de que você não vai se arrepender.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários