Móveis de Bambu – 8 dicas para prolongar a vida de seus móveis



Os móveis de bambu são peças verdadeiramente elegantes, que decoram de forma única qualquer espaço da casa, seja ele interno ou externo. Muitas pessoas não têm esse conhecimento, mas o bambu é uma gramínea de crescimento rápido, e não uma madeira, razão pela qual a planta tem uma flexibilidade e força incomum. O bambu também se encaixa perfeitamente em um ambiente que preza pela sustentabilidade. Camas, aparadores, bancos mesas e armários, a matéria prima permite a criação de uma enorme variedade de mobiliário para casas e escritórios.

1- Móveis de Bambu: Jogo de sala decorada e feito com Bambú gigante

1- Móveis de Bambu: Jogo de sala decorada e feito com Bambu gigante

Mesmo o mobiliário de bambu exigir relativamente pouca manutenção ao longo do tempo, a principal preocupação com os móveis deste material é sua exposição à água e, por outro lado, seca excessiva. A água e a umidade impulsionam a podridão e o crescimento de mofo em peças feitas de bambu, o que deterioram a qualidade do objeto, enquanto o ar muito seco também pode tirar seus óleos naturais.

2- Móveis de Bambu: Sala projetada com Bambu tratado industrialmente

2- Móveis de Bambu: Sala projetada com Bambu tratado industrialmente

Cuidados e precauções para maior durabilidade dos móveis

Os bambus exigem certa manutenção para conservar sua forma, cor e durabilidade. Portanto, daremos algumas dicas que ajudarão você a preservar a sua peça e deixá-la bonita, brilhante e resistente por muito tempo. Confira:

  1. O mobiliário de bambu que fica em espaços externos precisa ser mantido o mais longe possível da exposição exagerada à água.

    3- Móveis de Bambu: Jogo de área sofisticado para ambiente externo feito com bambu

    3- Móveis de Bambu: Jogo de área sofisticado para ambiente externo feito com bambu

  2. Para manter o brilho de um móvel de bambu, você deve esfregá-lo com uma flanela pelo menos uma vez ou duas por mês e aplicar um pouco de óleo de linhaça ou produtos especiais destinados especificamente para móveis de bambu. A umidade muito baixa pode causar rachaduras ou quebrar o móvel. Então, para mobiliário de interiores, deve-se aplicar essa pequena quantidade de óleo para evitar que isso aconteça.
  3. Como regra geral, a poeira do móvel de bambu deve ser retirada com uma escova ou pano antes da peça ser lavada com água e sabão. Após a sujeira ser removida, você pode lavar (com pouca água e pouco sabão) a mobília, utilizando um pano ou esponja.
  4. Para limpar o bambu envernizado, use um pano macio ou esponja com um pouco de água e sabão neutro. Retire todo excesso de água e limpe a peça delicadamente. Escolha um sabonete orgânico ou natural ao invés de detergente, que pode danificar ou descolorir o brilho natural do bambu.
  5. Se você o móvel estiver com alguma mancha ou líquido derramado sobre ele, limpe-o imediatamente para reduzir a probabilidade de a mancha se fixar e tornar-se permanente.
  6. Evite sentar-se no móvel diretamente depois dele ter sido limpo ou quando ainda estiver húmido. O bambu molhado torna-se macio e flexível, podendo ceder e deformar mais facilmente.
  7. Se aparecerem fungos em seu móvel, limpe a área com água e sabão. Use o verso áspero de uma esponja ou uma escova de dente velha para remover os sinais. Seque a área completamente para evitar o crescimento de fungos recorrentes no futuro.
  8. Se o bambu rachou devido à exposição ao tempo ou idade, os danos podem ser reparados lixando suavemente a área com uma lixa fina areia. Após isso, é só aplicar uma cera sobre a área para recondicionar a cor e o tom da peça.
4- Móveis de Bambu: Sala decorada com bambu

4- Móveis de Bambu: Sala decorada com bambu

5- Móveis de Bambu: Quarto decorado

5- Móveis de Bambu: Quarto decorado

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários