Do inglês pallet, esse tipo de estrutura plana – geralmente de madeira – é usado para empilhar fardos a serem transportados em grandes blocos de movimentação de cargas. Porém, quando são descartados ainda desempenham uma ótima função, sendo reaproveitados em diversas situações para decorar o lar e tem ótimo custo-benefício.

Móveis de Paletes
Móveis de Paletes

É possível encontrar paletes em garagens de transportadoras de papel, restaurantes, feiras etc. e também é possível comprá-los sob medida, ou seja, do tamanho que desejar. Prefira sempre os mais resistentes e ecologicamente corretos, com madeira de reflorestamento legalizada, é possível se certificar disso no ato da compra. Caso opte pela reutilização,  prefira aqueles paletes que estejam com sua integridade preservada. É fácil imaginar que estejam sendo descartados justamente porque estão danificados de alguma forma, portanto escolha os mais preservados o possível.

Móveis de paletes

Em um escritório, é possível fazer uma escrivaninha com os paletes, porta-revistas, estantes e prateleiras para livros e CDs etc. Na sala, usá-lo como mesinha central é uma boa dica. Se combiná-lo com almofadas e pufes, é possível fazer um sofá bem descolado. No quarto, pode ser a cabeceira e o estrado da cama. Se decidir usá-lo na vertical, pode pregar alguns ganchinhos e pendurar bolsas e outros objetos, como se fosse um tipo de cabideiro.

Ideias para Móveis de Paletes

1- Móveis de Paletes: Painel para TV
1- Móveis de Paletes: Painel para TV
2- Móveis de Paletes: Suporte para cama
2- Móveis de Paletes: Suporte para cama
3- Móveis de Paletes: Painel decorativo
3- Móveis de Paletes: Painel decorativo
4- Móveis de Paletes: Mesa de centro de sala
4- Móveis de Paletes: Mesa de centro de sala
5- Móveis de Paletes: móvel para pndurar chapeus
5- Móveis de Paletes: móvel para pndurar chapeus
6- Móveis de Paletes: jardineira
6- Móveis de Paletes: jardineira

Preparo para o reuso dos paletes

Para reutilizá-los, lixe as peças para eliminar farpas/lascas e passe um pano – daqueles sem pelos – úmido para tirar resquícios de poeira e sujeiras, assim você só irá aperfeiçoar a sua peça. Depois, dê o acabamento que desejar, como pintá-lo, aplicar verniz para dar brilho, aplicar tecido e/ou papel, aplicar pátina, que consiste em uma pintura decorativa que procura reproduzir efeitos de envelhecimento em objetos e móveis, entre outros diversos tipos de decoração. Se preferir um estilo rústico, deixe o seu ‘estado natural’, que além de belo, garante originalidade ao objeto.

Os paletes são bastante usados para delimitar espaços em uma plantação, por exemplo, e também para suporte para vasos. Um bom destino aos paletes num jardim é fazer um deck, espécie de patamar ou plataforma formada por um conjunto de tábuas geralmente paralelas, que consiste em enterrá-los até que as madeiras de cima fiquem visíveis, plantando semente de grama por cima e assim, formando um piso agradável. Também é possível fazer mobiliários para o jardim, como uma espreguiçadeira, que consiste numa cadeira confortável para repouso/descanso, geralmente com encosto reclinável e com apoio para as pernas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

2 Comentários

Deixe uma resposta