Móveis em MDP – Conheça suas características



Quem já se deparou com essas três letrinhas quando buscava por móveis tanto na internet como nas lojas sabe bem o que é pensar “Mas que raio significa MDP? / Será que queriam dizer MDF erraram?”

Eu sei que é assim porque eu mesma já passei por essa situação e tive que buscar informações na internet para descobrir o que era o tal “MDP”.

placas de mdp

Placas de MDP usadas na confecções de móveis e peças decorativas

Por isso, para você que está aí se perguntando o que será que significa essas siglas e para que serve, nós preparamos um artigo super especial que irá sanar todas as suas dúvidas e sempre que alguém perguntar o que é MDP você terá a resposta na ponta da língua.

Então chega de enrolação e vamos lá!

O que é MPD

MDP é uma sigla em inglês da abreviação de “Medium Density Paticleboard” que em português significa “Painel de Partículas de Média Densidade”.

Assim, o MDP é um material industrializado feito com partículas de média densidade que servem para a criação de móveis tanto residenciais como comerciais.

MDP, MDF ou compensado?

A dúvida surge muitas vezes quando aparece a opção de móveis em MDF e MDP. Muitas pessoas simplesmente conhecem por “compensado” todos os materiais feitos de madeira agregada… e não são poucos, além desses dois ainda existem o OSB, e o próprio compensado, feito de lâminas de madeira coladas em sentidos diferentes para dar resistência igual a peça em todas as direções.

MDP ou MDF

Diferenças entre os dois materiais

A principal diferença entre esses dois tipos de materiais é o acabamento que cada um oferece. Enquanto que o MDP é feito com partículas de madeira em camadas – onde as camadas mais finas ficam nas extremidades e as mais grossas no centro – o MDF é constituído por fibras de madeira. Outra diferença é o impacto na natureza, o MDP é cientificamente mais ecológico.

diferenças entre MDP, MDF e Compensado

Diferenças entre as peças de diferentes tipos de compensados de madeira

Usos

O MDP pode ser utilizado na construção de móveis comerciais ou residenciais, portas grandes ou pequenas, objetos de decoração, prateleiras, tampos retos, divisórias, frentes e laterais de gaveta, enfim, tudo que possa ser feito com MDF também pode ser feito com MDP com um custo mais baixo.

Características do MDP

As principais características do MDP são:

  • Alta densidade nas camadas externas, o que possibilita um ótimo acabamento;
  • Produção baseada em 3 camadas: o colchão de partículas no centro e as camadas finas nas superfícies;
  • As partículas tanto externas como internas são bastante uniformes e homogêneas;
  • Apresenta uma melhor resistência na remoção de parafusos e uma menor absorção de umidade o que reduz significativamente o empenamento das peças;
  • Sua fabricação é feita com madeiras cuidadosamente selecionadas que vêm de florestas plantadas, ecologicamente sustentáveis;
  • Ótimo acabamento no revestimento dos móveis e peças que são feitos de MDP.
  • É sensível a água e umidade, por isso o usuário deve evitar a todo custo seu uso em áreas úmidas.

Preços de MDP

Os preços do MDP são mais em conta se comparados com os preços do MDF, vejamos:

  • Preço médio da placa de MDP: R$ 100,00 a placa de 2,75 m x 1,84 m x 15 mm
  • Preço médio da placa de MDF: R$ 130,00 a placa de 2,75 m x 1,83 m x 15 mm

Por isso, se você gostou do produto e ficou interessado pesquise a relação de preços e tamanhos, que podem variar bastante até mesmo entre lojas da mesma região.

Lembrando que se você ainda tiver dúvidas o melhor é procurar alguém especializado no assunto que possa te orientar da melhor maneira sobre qual o melhor material para o fim que você deseja.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários