OSB – Compensado de tapumes a artesanato



OSB é a sigla em inglês para Oriented Strand Board, algo como Painel de Tiras de Madeira Orientadas (colocadas e prensadas lado a lado e umas sobre as outras). Na Inglaterra e na Irlanda também é conhecido como “Sterling Board”. Ecologicamente correto e cada vez mais difundindo no mundo da construção, o OSB se define como sendo um painel de tiras de madeira colocadas em camadas, sendo muito resistente e rígido. Esses painéis são produzidos a partir da junção dessas tiras com resinas, sob alta temperatura e pressão. As normas técnicas de produção dos painéis seguem os padrões europeus e sua densidade e espessuras variam de acordo com o modelo do painel.

pranchas de osb

Pranchas de OSB empilhadas

Usos do OSB

A primeira vista, pode até não parecer que existam tantos usos para o OSB, mas é possível utilizar esse material em paredes, pisos, barracões e canteiros de obras, estruturas de móveis e até mesmo no ramo da decoração de interiores.

Entre as vantagens que o OSB oferece estão a total vedação de espaços em seu interior e uma ótima uniformização aparente. Outro item interessante é que, visualmente, o painel de OSB não é feio e ainda tem alta capacidade de isolamento termo-acústico. Os tapumes utilizados para cercar o canteiro de obras ou construir barracões, por exemplo, possui estética uniforme e são resistentes.

Também é possível utilizar o OSB na “construção seca”, em junção com ao steel framing (ou steel frame) estrutura construtiva de aço galvanizado. O OSB pode ser cortado e ajustado na estrutura de aço para fazer o fechamento das paredes e até mesmo alguns tipos de coberturas.

Casa de OSB

Casa de OSF, em que o OSB é preso em uma estrutura de madeira.

Na hora da lida com o material, recomenda-se tomar cuidado com os painéis e chapas, evitando principalmente atritos severos ou quedas, para não danificar quinas. Na hora de empilhar, os painéis OSB devem permanecer na horizontal.

A instalação requer o uso de serra de videa para os cortes e é necessário que os profissionais envolvidos no projeto sejam especialistas em lidar com este material ou que tenham recebido treinamento. Assim, o risco de acidentes de trabalho ou erros na hora de construir são abolidos.

O preço também é um atrativo a parte: mais econômico e com maior aproveitamento de material numa obra, o OSB ganhou bastante espaço na construção civil. O fato de ser rígido e resistente faz com que o produto seja competitivo no mercado.

As placas e painéis OSB são duráveis e alguns fabricantes chegam a dar 20 anos de garantia em seus produtos, assim como também garantia anti-cupim, o que faz com que muitas pessoas passem a considerar utilizar o OSB em seus projetos de construção.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários