Parede de Madeira – Wood frame e novas tendências



A maioria das pessoas compreende o uso da madeira na construção civil de forma temporária como andaimes e escoramentos, ou ainda de forma definitiva em coberturas e forros. Mas você sabia que existem maneiras diferentes de se construir, sem utilizar necessariamente tijolos, cimento e outros produtos do gênero? Conhecidas como “secas”, as construções em madeira são cada vez mais comuns, principalmente em regiões mais frias, já que o conforto térmico que esse tipo de construção proporciona é bem diferente do promovido por paredes de alvenaria. Vale lembrar que com o avanço das técnicas e tecnologias, a parede de madeira deixou de ser um item de segunda linha para ser uma nova tendência da construção civil.

casa parede de madeira

A muitn tempo que a casa com parede de madeira deixou de ser algo de 2ª linha. Hoje a madeira voltou a ser um material de ponta na construção civil.

Wood Frame – parede de madeira modular

Talvez a maneira mais conhecida atualmente para incluir madeira em um projeto de construção, a “Wood frame” (do inglês, “moldura de madeira”) é a tecnologia a favor da sustentabilidade. Ela surgiu nos Estados Unidos, onde a parede de madeira é muito comuns, contabilizando a construção de mais do que a maioria de residências, mas ganhou o mundo por sua praticidade.

Casa parede de madeira

Casa sustentável com paredes de madeira montada pelo Seinai – Fonte: www.agenciafiep.com.br/

No Brasil, esse tipo de sistema construtivo já tem vários adeptos, porém, seu uso ainda é bastante limitado, já que não faz parte dos costumes do povo brasileiro, que costuma ver esse tipo de construção com certa desconfiança. Entretanto, especialistas garantem que o Wood Frame é uma ótima ideia de construção, limpa, sustentável e resistente. Vale lembrar que dentro dos insumos da construção civil normalmente utilizados, como cimento, tijolos, aço ou concreto, a madeira é o único recurso efetivamente renovável, por isso é uma das construções mais sustentáveis da atualidade.

O esquema deve ser feitos por construtoras especializadas nesse tipo de projeto. Todo o esqueleto deve ser projetado e montado para suportar os diferentes níveis da casa, além de proteger a residência das intempéries como ventos fortes e chuvas. A madeira é montada em módulos, os frames, que precisam apenas ser montados e armados, possuindo assim algumas das vantagens da construção em série dos pré moldados tradicionais.

Sustentabilidade da madeira

É possível utilizar madeira de uma forma que não agrida o meio ambiente? Sim, é possível usar a floresta sem destruir a natureza! Hoje em dia, faz-se necessário produzir de forma sustentável, gerando emprego, renda e cuidando do meio ambiente de forma que as construções não sejam a causa de desmatamento e desflorestamento ilegal.

Antes de comprar o material necessário para sua obra, lembre-se de checar se o fabricante é idôneo e a madeira vem de fontes honestas. Comprar madeira ilegal ajuda a perpetuar este terrível erro cometido há muitos anos por fabricantes irresponsáveis.

Acabamento

Muitas pessoas encaram as paredes de madeira como algo fora dos “padrões” e ficam com medo de que o projeto final fique muito rústico. Não precisa ter essa preocupação: o sistema construtivo pode receber chapas de OSB que dão um aspecto parecido com uma casa feita em concreto. Ou seja: a aparência final é praticamente a mesma das construções “comuns”.

parede de madeira na sala 7

parede de madeira na sala com aspecto original, dando um tom mais agradável ao ambiente

Painel de madeira revestindo parede da sala de estar

Painel de madeira revestindo parede da sala de estar

paredes wood frame

Em alguns casos, com uso de wood frame, é possível até mesmo ocultar o aspecto de “madeira” da construção.

NOTÍCIAS DO MOMENTO