Partes de um Telhado

Uma das partes mais importantes na execução de qualquer projeto é o telhado. Muita pouca gente chega a reconhecer a importância da cobertura em um projeto, mas o telhado é a única parte indispensável para qualquer abrigo humano, por isso, a composição correta, o certo das diferentes partes de um telhado é essencial para evitar todo o tipo de patologias em sua casa, como goteiras, umidade, vento encanado, entrada de ar frio ou escapamento do ar frio em caso de ambiente refrigerado mecanicamente. Por isso a composição correta das peças é essencial. Confira a seguir as principais peças de um telhado e como montá-lo.

Esquema de montagem e das peças de um telhado colonial

Esquema de montagem e das peças de um telhado colonial

Montagem de Telhado

Existem diversas partes que compõem um telhado. E foi exatamente por isso – por chegar a essa “incrível” constatação que decidi então escrever sobre esse tema, as partes de um telhado. Afinal eu não devo ser a única a pensar que o telhado é só telhas e ripas. As principais partes que compõem um telhado são:

Tesoura

A tesoura é a principal peça estrutural do telhado é com ela que começa toda a construção. A tesoura é aquele famoso triângulo que vemos sempre na frente do telhado. Ela é composta por 4 peças: a pendural – que recebe o peso das peças que ficam na diagonal – a diagonal – que fica, como o próprio nome diz, na diagonal da tesoura e recebe as cargas das terças – a linha – a parte inferior da tesoura que distribui toda a carga para as vigas ou pilares – e por fim o chapuz, também conhecido como calço – que serve para travar as terças na diagonal.

montagem de telhado em corte

montagem de telhado bidimensional em corte: Nesse esquema, o pendural não chega a se apoiar diretamente sobre a linha, esta serve apenas para amarrar as águas do telhado

Ripas

As ripas são aquelas peças de madeira que ficam na longitudinal dos telhados. A principal função dessas peças é servir de apoio para as cerâmicas que virão sobre ela e também transferir parte do peso total para os caibros.

Caibros

Os caibros ficam na perpendicular, em relação às ripas, e são responsáveis por transferir para as terças o peso antes recebido das ripas.

Terças

As terças, tal como as ripas estão situadas na longitudinal em relação ao telhado. Ela recebe o peso vindo dos caibros e distribui-o para as tesouras, que são mais resistentes.

Águas de um telhado

As águas do telhado recebem esse nome justamente pela função que elas desempenham – a de escoar as águas da chuva. Ela é aquela superfície, normalmente plana e inclinada do telhado.

Espigão

O espigão é aquela aresta que delimita o encontro de duas águas de telhado. Você pode sair por aí observando os telhados que irá notar uma pequena saliência quando uma aresta do telhado se encontra com a outra, este é o espigão.

Beiral

O beiral é aquela parte que “sobra”, que vai além da parede, você pode notar que o telhado nunca acaba na parte externa da parede. Ele normalmente tem uma calha na ponta que serve justamente para escoar a água.

Cumeeira

A cumeeira é como o espigão só que na parte superior do telhado. Ela é o divisor de águas do telhado.

Montagem de telhados Passo a Passo

Confira a seguir vídeo com Passo a Passo de montagem de telhado colonial preparado pelo Professor Sérgio Molina para montagem de um telhado colonial para telha romana 4 águas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...

Reply