Pedra Mineira – Usos, preço, como limpar e muito mais

 

A variedade de pedras ornamentais hoje disponíveis no mercado é enorme. Você pode encontrar os mais diversos modelos com os mais diversos nomes, utilidades, preços e acabamentos. Pois ainda são muito populares e preferidos os revestimentos em madeira e pedra, por sua atemporalidade e seu acabamento elegante, e uma das pedras que mais tem ganho destaque no mercado de revestimentos naturais é a pedra mineira.

pedra mineira filetada usada no revestimento interno de banheiro

pedra mineira filetada usada no revestimento interno de banheiro

Esse material tem ganho popularidade sendo usado muito no revestimento da borda de piscinas, calçadas, e mesmo no revestimento de paredes para salas e varadas, sendo usada das mais diversas formas possíveis: em peças, ao natural e filetada. Há também uma grande variação de cores entre as peças, o que permite uma variedade quase infinita de possibilidades de usos para esse material. Confira a seguir algumas das vantagens do uso da pedra mineira.

O que é a Pedra Mineira

A pedra mineira é um quartzito – um tipo de pedras folheada com altas concentrações de sílica – que é encontrada em abundância no estado de Minas Gerais. Daí o nome: pedra mineira. Ela é por muitas vezes confundida com a pedra São Tomé.

Então para você nunca mais ter dúvida as principais diferenças entre as duas são:

  • A origem – enquanto a pedra São Tomé tem origem na cidade de São Tomé das Letras, no Sul de Minas a pedra Mineira é originária da Serra da Canastra, também em Minas Gerais porém no Sudoeste do estado.
  • As características marcantes – a pedra São Tomé tem a face lisa e regular, pode ser encontrada nas cores amarelada, clara, rosada e verde, é muito resistente ao atrito e é também muito dura. Já a pedra mineira tem a face rugosa, bastante irregular, pode ser encontrada nas cores mais claras até ao cinza, passando pelo amarelo e pelo rosa e é, ao contrário da primeira, pouco resistente e de baixa dureza, podendo chegar até mesmo a “esfarelar” nas mãos.

Onde usar

A pedra mineira pode ser utilizada nos mais diversos tipos de ambiente, tanto internos como externos. Há quem opte por utiliza-las como revestimento de paredes, principalmente em ambientes externos, o que é ótimo pois elas trazem ao ambiente um charme imensurável. Elas são muito indicadas para jardins externos e projetos de quintal, como caminhos, pátios, e tudo mais que a sua criatividade deixar. Entre seus demais usos podemos citar:

  • Revestimento de fachadas;

    fachada decorada com trechos em pedra filetada mineira

    fachada decorada com trechos em pedra filetada mineira

  • Revestimento de paredes internas;

    revestimento em mosaico de pedra mineira

    revestimento em mosaico de pedra mineira

  • Revestimento de piso;

    Piso de hall de entrada e revestimento de escada em pedra mineira

    Piso de hall de entrada e revestimento de escada em pedra mineira

  • Decoração com mosaicos de pedras;

    parede de cozinha decorada com mosaico filetado de pedra mineira

    parede de cozinha decorada com mosaico filetado de pedra mineira

  • Piso para piscinas;

    Revestimento de piso de piscina com pedra de minas

    Revestimento de piso de piscina com pedra de minas

  • Entre outros

Além disso, as pedras mineiras são também bastante procuradas para revestimento de bordas de piscinas, isso porque elas são excelentes antiderrapantes e ainda dão um visual incrível a sua piscina.

Preços

O preço da pedra mineira varia entre R$ 20,00 a R$ 50,00 o metro quadrado – um preço bastante em conta em relação a outras pedras utilizadas para o mesmo fim.

Então, se você ficou interessado em fazer algum revestimento ou então utilizar para decoração a pedra mineira procure um profissional da área que possa te dar uma opinião se ela é ou não a mais indicada para o fim que você deseja.

Afinal é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários