Peitoril: função e vantagens



Durante os períodos de chuva, a água muitas vezes pode se acumular nas fachadas de edifícios e casas, provocando manchas e reduzindo a vida útil dos materiais que foram utilizados na construção. O mais recomendável para evitar que isso aconteça é se afastar o tanto quanto possível a água que escorre pelas fachadas. No entanto, o método mais adequado é adotar o peitoril sob as janelas e pingadeiras sobre os muros.

Pingadeira fazendo a proteção do peitoril de janela

Pingadeira fazendo a proteção do peitoril de janela

O que são  peitoris

Fabricados ou pré-moldados em concreto, os peitoris podem ser de fraute industrializado ou em fôrmas metálicas. As pingadeiras compreendem somente a linha ranhurada, abaixo dos peitoris, o que intercepta a lâmina d’água e faz com que os pingos fiquem afastados da fachada.

Reter a umidade

Vale lembrar que a areia, o cimento, a cerâmica, o concreto, a argamassa e todos os materiais e construção que possuem atração molecular por água, com a retenção de umidade, podem estimular o surgimento de fungos. Esses elementos expelem uma substância ácida que ataca o material em si e fazem com que a penetração da umidade da chuva corra para o interior do imóvel, tornando-se uma consequência previsível.

Para resolver de vez os problemas de umidade, manchas e rachaduras, as opções mais baratas e simplificadas são a bunha e o friso, que possuem características semelhantes. Os dois elementos criam perturbações no vento que empurram a água da chuva contra a parede. Esse sistema pode ajudar a dissipar o líquido e evitar a drenagem da água na parede.

Peitoril de janela em concreto moldado in loco

Peitoril de janela em concreto moldado in loco

Diferentes modelos de peitoril de janela feitos em granito de diversas cores

Diferentes modelos de peitoril de janela feitos em granito de diversas cores

O friso pode dissimular os defeitos nas emendas da massa e atenuar as descolorações resultantes de chuvas e umidade. Outros recursos, como molduras e cornijas, são também muito empregados em prédios para afastar a água que cai do topo do edifício.

São muito visíveis os benefícios de todos os sistemas de quebra de água nas superfícies externas de prédios e casas. Para dizer de uma forma mais técnica, algumas pesquisas e estudos afirmam que esses métodos conseguem reduzir em mais de 50% o volume de água que escorre sobre a fachada. Todo tipo de prevenção contra os efeitos da umidade, como a presença das pingadeiras sob os peitoris das janelas, aumenta evidentemente a proteção contra os danos.

Cuidados com o peitoril

Para ter a certeza de que as lâminas d´água estão chegando à pingadeira e a partir dela se precipitando, algumas intervenções também são indicadas na superfície do peitoril, como mais algumas medidas leves ao caimento padrão. É muito difícil assentar perfeitamente um peitoril na forma horizontal. Normalmente, a água escorre do vidro ou do alumínio da esquadria, não caindo para a frente e se concentrando do lado, o que estimula a movimentação higroscópica. Para evitar que a água acumule nos extremos do peitoril, o ideal seria criar frisos ou bloquear com ressaltos nas laterais.

peitoril em granito, para aumentar a vida útil da estrutura

peitoril em granito, para aumentar a vida útil da estrutura

Se o peitoril for constituído de um material que não seja o concreto ou a argamassa, e sim de granito, a água dificilmente empoça nas bordas. É só fazer uma pingadeira na face inferior do peitoril e criar, para fornecer segurança, algumas ranhuras na parte externa da superfície superior.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários