7 ideias de Pergolados de Bambu



As áreas de lazer e de relaxamento são cada vez mais comuns nas casas brasileiras. Pois é, aliado a isso surge a grande onda do ecologicamente correto e da proteção ao ambiente, que diga se de passagem, é uma excelente ideia para preservar a natureza e construir um ambiente melhor. Falando em áreas externas e de convívio surge uma grande ideia – os pergolados de bambu.

Pergolado de Bambu em cobertura de prédio

1- Pergolado de Bambu em cobertura de prédio

Você sabe o que é um pergolado de bambu? Sabe os preços e como ter um na sua casa? Se a resposta for não, não precisa se preocupar porque hoje vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os pergolados de bambu.

O que são:

Para quem não sabe o pergolado, também conhecido como pérgola fora do Brasil, é uma estrutura feita com diversos elementos, com estacas paralelas umas a outras e suspensas em colunas. Quando vemos uma pérgola, ou um pergolado, temos a impressão de estar olhando para um telhado inacabado, e de facto, essa estrutura pode até mesmo ser considerada um telhando não terminado.

No Brasil são banstante comuns no paisagismo os pergoados de madeira, na qual são aderidas trepadeiras, cipós, parreiras ou outras gavinhas para formar uma cobertura verde para a estrutura.

 Onde usar pergolados de bambu

Antigamente essas estruturas eram utilizadas para suspender videiras e também em áreas onde cresciam as famosas trepadeiras.

Hoje em dia a sua finalidade é mas decorativa do que qualquer outra coisa.

Justamente por isso, os pergolados são geralmente utilizados em jardins e áreas externas como mais uma decoração desses espaços.

Os pergolados podem ser feitos de madeira, ferro e até mesmo bambu – que particularmente é o mais bonito e o mais ecológico.

Varanda pergolada com varas de bambu

Varanda pergolada com varas de bambu

Pergolado de bambu simples

Pergolado simples que se mescla com a estrutura de bambu do jardim vertical

Uma maneira super criativa e contemporânea de usar a pergola de bambu é para a cobertura de caminhos

Uma maneira super criativa e contemporânea de usar a pergola de bambu é para a cobertura de caminhos

Outra dica é criar vazados nos pergolados nos locais onde cresce a vegetação, criando um interessante jogo de cheios e vazios

Outra dica é criar vazados nos pergolados nos locais onde cresce a vegetação, criando um interessante jogo de cheios e vazios

Pergolado que acompanha tela de bambu, usada para conduzir as trepadeiras plantasdas

Pergolado que acompanha tela de bambu, usada para conduzir as trepadeiras plantadas

pergolado de bambu em varanda moderna

Mais uma ideia interessante da composição de varandas modernas com bambu

Dicas para implantação

Se você gostou da ideia de ter um pergolado na sua casa. Fique por aí e confira algumas dicas que separamos para vocês.

  • Se você quer um pergolado com muita beleza e tem um orçamento curto então invista nos pergolados de bambu que, além de lindos possuem um preço bastante acessível.
  • Tenha uma especial atenção ao tamanho do seu pergolado visto que esta deve ser uma estrutura decorativa e, ao mesmo tempo, deve servir também para convívio e lazer da sua família.
  • Escolha bem o local antes de iniciar a construção. Lembre-se que os pergolados necessitam de um solo fixo e, de preferência, amadeirado ou acimentado pra que a estrutura se fixe bem.
  • Então escolha bem o local para não ter problemas no futuro.
  • No caso de você optar pelas pérgolas de bambu não se esqueça de dar um tratamento nas peças antes, para que elas mantenham a sua beleza natural e fiquem protegidas contra os possíveis agentes externos.
  • Para decorar o seu pergolado e deixa-lo ainda mais bonito você pode utilizar cortinas, futons, mesas, sofás, plantas e tudo mais que a sua imaginação permitir.

Caso você opte pelas plantas saiba que as mais indicadas são: sapatinho de judia, madressilva e jade, que se adaptam muito bem ao clima tropical. Além de conferir um elevado charme ao seu jardim os pergolados estão super em alta!

Então se você gostou da ideia faça um pergolado na sua casa também.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários