Persianas – Dicas, modelos verticais e horizontais



Sombra e privacidade mantendo controle sobre a luminosidade, só mesmo com as persianas. Elas podem ser verticais ou horizontais e sua escolha dependerá do tipo de claridade que se pretende ter e da decoração do cômodo em si; elas podem devem harmonizar com o restante da mobília sem chamar muito a atenção.

persianas coloridas

Persianas coloridas para a decoração de ambiente e amostragem dos efeitos que se podem ser obtidos.

Persianas verticais

As persianas verticais são compostas por um trilho e suas lâminas pendem em sentido vertical. O controle de abertura é feito através do giro ou recolhimento das mesmas. Seu uso é indicado principalmente em escritórios e consultórios, mas nada impede que sejam utilizadas em domicílios. O ponto positivo é que não acumulam muita poeira, facilitando sua limpeza. Lâminas produzidas a partir de tecidos claros permitem mais entrada de luz e sombreamento sutil, além de serem mais discretas. Poltronas que pendem para o vermelho e grená, e piso de madeira clássico casarão lindamente com janelas grandes cobertas com persianas em tons de bege claro, que não chamarão mais atenção do que os outros componentes de decoração.

persianas verticais

Persianas verticais em janela de grande aporte

Persianas horizontais

As persianas horizontais são básicas e simples, mas igualmente bonitas. São compostas por lâminas metálicas ou de madeira. Estas, por sua vez, costumam ser mais caras, mas tem a vantagem de proteger o cômodo dos raios UV durante o calor intenso e, quando frio, mantêm o ambiente ligeiramente mais aquecido. Produzidas a partir de PVC podem sair mais em conta e imitam a aparência amadeirada. Destacam-se entre as horizontais as romanas e as rolôs: ambas possuem características bem originais, o tecido utilizado tende a cobrir totalmente a extensão da janela. Porém, a romana, quando recolhida aparenta estar “dobrada” e, aberta, permite que as marcas dessa dobra sejam vistas no sentido horizontal; enquanto as rolôs ficam literalmente enroladas.

persianas

persianas horizontais simples brancas

Persianas na decoração de ambientes

Cozinhas e banheiros exigirão persianas cujo material possa ser limpo periodicamente com detergentes. As produzidas a partir de material sintético, por exemplo, são uma boa pedida. Quartos e salas de televisão pedem persianas mais escuras, tanto para manter a privacidade quanto para dar a agradável sensação de “escurinho” quando fechadas.  Se a intenção for praticidade total, persianas motorizadas permitem controle de fechamento remoto e pouquíssimos ou nenhum ruído.

persianas cozinha

persianas para barrar a insolação de um balcão de cozinha.

Disponíveis no mercado ou feitas sob encomenda, as persianas personalizadas tem motivos variados. Quando totalmente fechadas, suas lâminas podem formar um desenho, pintura ou logo.

As cortinas tradicionais de tecido, no entanto, não ficam totalmente banidas de um ambiente com persianas. É comum que apenas uma ou outra seja utilizada, mas não é incorreto “casar” o filtro de luz da persiana com o luxo das cortinas de tecido. Estas podem ser colocadas na parte da frente e controlar a entrada de luz ou de maneira a emoldurar a janela, como acabamento.

Persianas Plissadas

Uma novidade do mercado são as persianas plissadas, que proporcionam um acabamento muito mais suave para o fechamento, além de serem super elegantes e combinarem muito bem com fechamentos e fenestrações em casas com decoração mais moderna.

Cortinas e persianas plissadas caem super bem no fechamento de salas, quartos e escritórios

Cortinas e persianas plissadas caem super bem no fechamento de salas, quartos e escritórios

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários