Piso Antiderrapante – Área externa, Banheiro e Cerâmico

Terminar um projeto e chegar à parte do acabamento final é uma das sensações mais prazerosas para quem está construindo. E escolher pisos e azulejos pode ser um momento muito agradável. Porém, nem todos os pisos que revestirão o chão devem ter a superfície igual. Em algumas áreas de uma construção é necessário utilizar piso antiderrapante devido a alguns fatores especiais, que incluem: trânsito elevado de pessoas, exposição à chuva ou intempéries, possibilidade de umidade, como no caso de varandas e banheiros, escadas, e também em locais em que há crianças ou pessoas com idade avançada.

Diversos padrões de piso antiderrapante: cimentíceo, cerâmico, vinílico, metálico e emborrachado

Diversos padrões de piso antiderrapante: cimentíceo, cerâmico, vinílico, metálico e emborrachado

Função principal do piso antiderrapante

Como dissemos anteriormente, o objetivo principal do piso antiderrapante é evitar escorregões e quedas bruscas. Por isso é tão importante sua colocação em locais mais “perigosos” e com riscos de molharem ou de que alguém escorregue, como no caso da escada.

Além da vantagem óbvia da segurança, os pisos antiderrapantes são mais duráveis do que os que contem uma textura lisa. Os materiais utilizados na fabricação do piso antiderrapante são mais fortes, o que faz com que o piso não quebre com facilidade.

Onde instalar

Os pisos antiderrapantes podem serem utilizados em uma série de ambientes da casa, ou mesmo em determinadas situações em estabelecimentos comerciais. Entre os principais locais em que se pode instalar este tipo de piso, podemos citar:

Piso Antiderrapante em Piscinas

As bordas de piscinas são locais que costumam permanecer molhados, principalmente quando há pessoas se banhando. Essa umidade pode se tornar deslizante em caso de um piso cerâmico, ou outro tipo de piso convencional, podendo levar a acidentes, como quedas.

Piso antiderrapante de pedra Caxambu para piscina

Piso antiderrapante de pedra Caxambu para piscina

Piso cerâmico antiderrapante para revestimento de bordos da piscina

Piso cerâmico antiderrapante para revestimento de bordos da piscina

Para evitar esse tipo de situação, os principais tipos de pisos instalados nessas áreas são os de pedras ásperas, como o Caxambu, por exemplo. Esta pedra é muito utilizada para esse tipo de revestimento, pois sua textura superficial é semelhante à uma lixa, embora possua um bom acabamento estético.

Piso Antiderrapante em Escadas

Escadas são um ponto crítico na casa,por ser um ponto de alto risco. Por isso, é importante para evitar o risco de acidentes, evitar o uso de revestimentos muito lisos. Muitas pessoas chegam a instalar fitas antiderrapantes nos patamares dos degraus, mas isso pode ser evitado se o piso adotado para esta área for antiderrapante

Escada revestida com pedra antiderrapante

Escada revestida com pedra antiderrapante

Piso Antiderrapante em Banheiros

Banheiros e áreas de serviço são pontos em que além de estarem sujeitos a umidade, estão sujeitos a exposição ao sabão, que podem aumentar muito o risco de acidentes, especialmente no caso de residências com pessoas idosas. Uma boa saída é a instalação de pisos antiderrapantes nessas áreas.

Piso Antiderrapante - Área externa, Banheiro e Cerâmico

Revestimento antiderrapante para piso do banheiro

Qual o melhor piso antiderrapante?

Outra grande vantagem deste tipo de piso é que a variedade de opções é inúmera! Há vários tipos, modelos e tamanhos. Além disso, você também poderá optar em uma quase infinita cartela de cores diferentes, além de texturas que podem imitar diversos materiais.

Na hora de escolher o seu, lembre-se de que, além da cor e do aspecto estético, é importante observar as ranhuras da superfície do piso: elas também variam bastante de acordo com o fabricante e com o modelo de piso.

Quanto maiores e mais profundas, melhor o resultado do piso. Para locais externos, estes são mesmo os melhores. Para áreas interiores, você pode optar por modelos mais delicados, com ranhuras menores, mas que sejam igualmente eficazes.

Sempre pergunte ao vendedor os detalhes de cada piso e compare texturas e densidade de cada produto, assim como qual deles é mais vendido e por que, às vezes a diferença no preço é compensada por mais qualidade, durabilidade e resistência.

Limpeza e manutenção

Por conterem ranhuras e desnivelamentos, os pisos antiderrapantes merecem atenção especial na hora da limpeza. O bom é que o uso de escovas e outros materiais do gênero estão liberados, já que o piso não corre o risco de arranhar. Utilize água e sabão e esfregue cada peça com atenção, pois o risco de pequenos acúmulos de poeira e sujeira pode crescer conforme o tempo de exposição, fazendo com que o piso perca sua beleza.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários