Piso emborrachado – Tudo sobre piso de borracha

Recomendados principalmente para locais com grande tráfego, como hospitais, comércios, hospitais, salas de ginástica etc., o piso emborrachado é altamente resistentes e garantem segurança, pois além de um caminhar macio, são antiderrapantes. Para escolher o tipo de borracha adequada é necessário verificar as condições do ambiente que se deseja fazer a aplicação, bem como analisar sua funcionalidade. Os modelos mais conhecidos de piso de borracha no mercado são: pastilhado ou moeda, que é o mais comum que existe e é usado em indústria, lojas, escritórios, escolas, estações de metrô, shopping centers, hotéis etc. e tem ótima ação antiderrapante; o liso, encontrado em academias, igrejas, comércio etc., mas não tão antiderrapante quanto os demais; o grão de arroz, usadas em escadas, rampas ou passagens para áreas molhadas. Esse tipo é o modelo mais antiderrapante dos demais; o ripado, bem similar ao grão de arroz; e o teclado, encontrado mais em edifícios, cinemas, teatros, clubes, etc.

Disponíveis em algumas cores e texturas, o piso emborrachado ainda possibilita a composição de desenhos, formas geométricas e formatos personalizados – ótimo para recreação infantil, como playgrounds, berçários, brinquedotecas e também muito usados em salas de ginástica.

Pisos de Borracha pastilhados

Pisos de Borracha pastilhados em diversas cores

Características do piso emborrachado

O piso de borracha pode ser feito com material natural, sintético (similar ao natural, mas produzido em laboratório artificialmente de uma síntese de componentes) ou reciclado (geralmente de pneu, que contribui em usar materiais renováveis e tecnologias que exijam menores riscos ambientais, ou seja, são ecologicamente corretos). O piso reciclável pode ser aplicado sobre qualquer tipo de piso (cerâmica, madeira, cimento etc.) sem removê-lo, mesmo se tiver defeitos. É economicamente vantajoso, já que não gera resíduos e por isso não necessita de mão de obra ou aquelas caçambas de recolher entulhos. Além disso, possuem propriedades antichamas (à prova de fogo), proteção UV (radiação ultravioleta), atóxicos (que não é tóxico ou venenoso) e de fácil higienização. É um tipo de piso que retém menos calor que o de concreto – são resistentes a intempéries (ações climáticas), ou seja, possuem estabilidade térmica – e a superfície resinada ainda permite grande durabilidade ao produto, que chega a durar até 20 anos sendo resistente ao desgaste (se bem cuidado).

Carpetes de borracha

Carpetes de borracha em diversas cores prontos para instalação

Ainda sobre as vantagens de um piso emborrachado, suas propriedades possibilitam conforto acústico (amortece impactos e sons) e são resistentes à abrasão – desgaste causado na superfície por raspagem ou fricção (atrito). Além das propriedades físicas vantajosas, este tipo de piso permite a aplicação direta de tinta epoxi para piso, sem danos aparentes.

Instalação de piso de borracha

A instalação desse tipo de piso é rápida e a aplicação é feita em forma de placas com argamassa, cola acrílica, poliuretânica (referente ao grupo
de substâncias sintéticas, resinosas, esponjosas ou borrachudas usadas como isolantes, adesivos etc.) ou betuminosa (que contém betume, uma mistura de substâncias provenientes da decomposição de matérias orgânicas e consistindo especificamente de hidrocarbonetos e produtos mais ou menos oxidados e azotados, que é usado como impermeabilizante diretamente na superfície). Deve ser aplicado em contrapiso limpo, isento de umidade ou sobre outros revestimentos (com exceção da madeira).

piso emborrachado para pavimentao

piso emborrachado para pavimentao

Esse tipo de piso pode ser usado em ambientes externos, mas é extremamente importante mantê-lo sempre limpo. Se sujar, deve ser limpo imediatamente, pois fica extremamente escorregadio. O revestimento é difícil de manter, pois como a sujeira se acumula com mais rapidez do que em outras superfícies, por não ser liso e plano, como pisos de madeira por exemplo, deve ser varrida e aspirada. Porém, não são todos os produtos que podem ser usados, especialmente a acetona, os solventes ácidos e a terebintina (nome comum às resinas que se extraem de certas árvores, especificamente as coníferas usadas como solvente), pois podem causar danos ao revestimento emborrachado, deslocando-o da base de adesão, assim como não usar água em excesso pelo mesmo motivo. O piso dever ser lavado com pano úmido bem torcido com um pouquinho de detergente neutro diluído. A cera acrílica (resina sintética) mantém o brilho e facilita remoção da poeira.

O custo inicial do revestimento de borracha pode sair um pouco mais caro, mas a longo prazo – e se bem cuidado, claro – pode durar bastante tempo.

Piso emborrachado

Piso emborrachado revestindo playground

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

8 Comments - Add Comment

Comentários