Piso laminado – Marcas, modelos e preço

Elegante e prático, o piso laminado recebe esse nome porque é fabricado a partir da sobreposição de “lâminas”: camadas que podem ser naturais e/ou de celulose. Essas camadas costumam incluir um substrato com fibras e resina melamínica. Há também o overlay na superfície do piso (lâmina finíssima de papel vegetal), que é impermeável e brilhante, protegendo o piso. Com um efeito estético muito bonito, é muito parecido com os pisos de madeira de verdade.

Piso laminado

Piso laminado claro aplicado na sala

Instalação do piso laminado

Hoje em dia, principalmente em residências e escritórios, ele tem sido utilizado em grande escala, superando o uso dos carpetes de madeira natural, por se tratar de um piso mais fácil de manter e limpar, e ser resistente ao grande tráfego de pessoas.

Outra grande vantagem é o fato de ser oferecido com valores mais em conta e harmonizar com praticamente todo tipo de mobília. E por sua estabilidade, há empresas que chegam a oferecer mais de 15 anos de garantia.

As cores mais utilizadas no país incluem: ipê, carvalho e angico, e podem possuir tons claros ou escuros. Vale a pena fazer um levantamento antes de começar a instalação do piso, ponderando o tamanho e a iluminação do ambiente, se o cômodo escolhido servirá como quarto infantil ou apenas para receber visitas periodicamente, etc. Em quartos menores, tons claros aparentarão mais espaço e amplitude. Em salas de TV, o aconchego pode vir de um piso mais escuro.

piso laminado no quarto

piso laminado no quarto

Piso Laminado Colocado

A instalação se dá com encaixes (o piso vem em placas já cortadas, comumente com encaixes tipo macho-fêmea) e algumas marcas permitem até mesmo que o alinhamento das placas crie efeitos visuais diferentes.

Este tipo de piso pode ser colocado sobre outro sem problema algum, mas é necessário que o nivelamento fique perfeito; isso inclui corrigir todas as imperfeições e tomar todos os cuidados antes da aplicação da cola que fixará as placas. Qualquer vestígio de carpete e tecido deverá ser eliminado, assim como toda e qualquer probabilidade de infiltração interna. Também é importante que a instalação seja feita sobre superfícies que não ultrapassem 28ºC.

Piso Laminado casa de campo

Piso Laminado em casa de campo

Há empresas que disponibilizam pessoas especializadas para fazer a instalação dos laminados, mas há quem consiga fazer seguindo corretamente as instruções do fabricante. É válido pesquisar se o preço que será pago inclui a instalação.

O piso laminado possui alta durabilidade e não absorve líquidos, sendo muito fácil a sua manutenção. Pode ser limpo com vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó. Um pano úmido (bem torcido) embebido em solução específica para esse tipo de piso garante o acabamento da limpeza. Água também pode ser utilizada. Só não é recomendado o uso de cera líquida ou mesmo pastosa, exatamente por não poder ser absorvida, já que o overlay não possui porosidade.

vários modelos de piso laminados instaladaos juntos

vários modelos de piso laminados instaladaos juntos

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários