Piso sinteco – Resina para revestimento de assoalho



A evolução dos materiais da construção civil sempre traz novidades surpreendentes em termos de acabamento, mas um material muito usado, que é capaz de dar um acabamento liso para assoalhos de madeira continua sendo muito usado em nem sequer é novidade, o Sinteco. Essa resina pode ser aplicada sobre pisos de madeira, assoalhos de tacos, ou até mesmo sobre revestimentos de piso laminado, melhorando assim o acabamento das peças, e tornando elas mais resistentes ao contato com a umidade e com o atrito. O sinteco, entretanto, possui algumas particularidades, especialmente para sua aplicação sobre piso de tacos, que necessitam de uma raspagem antes da aplicação. Confira a seguir informações importantes e valiosas sobre a aplicação desse material.

Piso sinteco brilhoso de apartamento

Piso sinteco brilhoso de apartamento

sinteco fosco em piso de madeira

sinteco fosco em piso de madeira

Cozinha com sinteco no piso de tacos

Cozinha com sinteco no piso de tacos

O que é Sinteco

Para quem não sabe o sinteco é uma resina, geralmente transparente, que serve de revestimento para os pisos de madeira e também para os ambientes internos.

Essa resina é usada, normalmente, para proteger as estruturas e dar mais brilho as mesmas, fazendo com que as suas peças continuem com a aparência de novas por um longo período de tempo.

Vantagens da aplicação de Sinteco

Dentre as principais vantagens da aplicação do sinteco nos seus pisos estão:

  • Embelezamento do piso
  • Proteção contra o ataque de fungos e outros agentes externos
  • Sua transparência que confere um aspecto extremamente brilhante ao piso que recebe o produto
  • Sua elasticidade – que permite que o produto acompanhe as movimentações normais sobre o piso
  • Alta durabilidade
  • Fácil limpeza – com apenas um pano úmido é possível fazer a limpeza dos pisos, ou caso você prefira, um aspirador de pó também é excelente para essa finalidade.
Vantagens e desvantagens do Piso Sinteco

Vantagens e desvantagens do Piso Sinteco

Veja agora algumas dicas para a limpeza e conservação dos seus pisos revestidos com sinteco:

  • Nos primeiros 30 dias após a aplicação do sinteco é indicado que seja feita a limpeza do piso apenas com uma vassoura de pelo natural. Isso porque durante esse período de tempo a resina ainda está na fase de cura e qualquer material e/ou produto que seja usado sobre o piso pode causar manchas no mesmo. Por isso, é melhor evitar.
  • Passado esse período de 30 dias a limpeza do piso pode ser feita naturalmente. Com um pano umedecido em água limpa, remova toda a sujeira do piso. Caso queria, ou ache necessário utilize em seguida um pano seco para tirar o excesso de umidade da peça.
  • No caso de você utilizar pano úmido ou até mesmo água durante a sua limpeza é importante secar bem o piso em seguida. Isso porque o piso molhado ou úmido pode deixar surgir algumas manchas indesejadas no mesmo.
  • É estritamente contra indicado o uso de produtos químicos como álcool, alvejantes, lustra-móveis, detergentes, graxas ou qualquer outro produto que contenha em sua fórmula tensoativos fortes ou até mesmo ceras.

A cera quando utilizada sobre a resina pode dar aquele aspecto gorduroso e bem feio ao piso, então é melhor evitar.

Como fazer raspagem de tacos e como aplicar o Sinteco

A aplicação do sinteco sobre piso de tacos de madeira exige antes a raspagem dos tacos, para remoção de qualquer vestígio de verniz que possa haver sobre a superfície do piso, e para tornar os tacos mais aderentes à resina do Sinteco. A raspagem normalmente é feita com equipamento especial para essa tarefa, mas a aplicação é um processo extremamente simples, que pode ser feita por praticamente qualquer pessoa.

Como pode ser percebido no vídeo abaixo, a aplicação da resina pode ser feita até com um rolo de tinta, e é espalhada sobre o piso de maneira que fique bem uniforme para o acabamento.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários