Pisos antiderrapantes foram criados a fim de se evitar escorregões e quedas, principalmente em locais onde há elevado trânsito de pessoas, crianças e idosos, e possibilidade de água, chuva e umidade, como banheiros, varandas, piscinas, escadas, entre outros. Áreas que tenham piscina, por exemplo, pedem pisos com pedras ásperas, como o Caxambu, que tem a textura superficial parecida com uma lixa, e o ideal é que tenha um CA – Coeficiente de Atrito – maior ou igual a 0,4. Essa propriedade antiderrapante vem descrita na embalagem. Para rampas, esse número aumenta para igual ou superior a 0,75. Segundo a norma ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas –, escadas de saídas de emergência e rampas devem ter pisos em condições antiderrapantes.

Diversas cores de fita antiderrapante para aplicação sobre o piso
Diversas cores de fita antiderrapante para aplicação sobre o piso

fita antiderrapante

As fitas antiderrapantes também são produtos importantes no auxílio à prevenção de acidentes e apresentam alta resistência e durabilidade, além de sua fácil aplicação, sendo utilizadas em áreas como rampas, escadas e pisos escorregadios. São compostas por filme de PVC com 0,100 milímetros de espessura e contêm resinas sintéticas à prova d’água, e se assemelham muito a uma lixa colante aplicada sobre o piso, que evita escorregões em áreas perigosas.

Essas fitas possuem uma durabilidade limitada, de entre 1 a 2 anos após aplicação. depois de determinado período, a fita vai começar a se desgastar e perder aderência ou descolar. Nesse caso, proceda com a remoção da fita antiga para colar novamente tiras de fita nova sobre o local aplicado, para assim manter a segurança da aplicação.

rolo de fita antiderrapante preta, o modelo mais em conta de adesivo
rolo de fita antiderrapante preta, o modelo mais em conta de adesivo

Essas fitas geralmente são vendidas em rolos adesivos, já havendo hoje uma imensa variedade em cores disponíveis para tornar o sua aplicação mais discreta sobre o piso. Os preços de rolo de fita antiderrapante porém ainda possuem uma imensa variação: podem sair de R$ 35,00 a R$ 80,00. isso vai variar muito dependendo da qualidade da fita ou da cor da aplicação. Em geral, as fitas pretas são mais baratas, pois são o modelo mais comum. As fitas mais caras são aquelas que possuem os adesivos mais poderosos e com maior durabilidade

Modelos de pisos

Há uma grande variedade de modelos, cores, tamanhos e texturas, mas um dos aspectos que se deve prestar atenção são as ranhuras da superfície do piso, que podem variar de um fabricante para o outro. Para locais externos, quanto maiores e profundas, melhor o resultado, enquanto que locais internos pedem ranhuras menores, mas que contemplem a mesma eficácia. Por isso, é aconselhável perguntar ao vendedor sobre cada tipo e seus detalhes, bem como a densidade do produto. O preço também varia bastante de um fabricante para o outro, mas essa diferença pode ser compensada pela resistência, qualidade e durabilidade.

quando o material do piso não for antiderrapante, o mais conveniente sé aplicação das fitas
quando o material do piso não for antiderrapante, o mais conveniente sé aplicação das fitas

limpeza de pisos antiderrapantes

Para limpar pisos antiderrapantes é aconselhável usar escovas e outros materiais similares, bem como água e sabão, que não riscam o material. Assim, evita-se o acúmulo de sujeira e poeira, deixando o visual mais agradável. No caso da limpeza de fitas antiderrapante, você deve tomar o cuidado para não usar usar materiais abrasivos demais que possam danificar o adesivo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta