Pisos para Banheiro – Cerâmicas e revestimentos para o seu banheiro

Cada ambiente ou espaço de uma casa tem suas características e alguns fatores são primordiais na hora de escolher qual tipo comprar, como o contato com água e gordura, se tem tráfego intenso, seja de calçado ou de outro meio mesmo, se tem muito contato com materiais de limpeza, se há incidência direta da luz solar, se há crianças, animais de estimação etc. Cada cômodo tem suas características específicas, e isso não é diferente no sanitário, por isso os pisos para banheiro tem necessidades e características físicas distintas dos demais.

Pisos para banheiro

Revestimento cerâmico preto no piso e parede de um banheiro

Pisos para banheiro – cerâmicos

Como o banheiro é um local sobre a qual há a maior incidência de umidade da casa, a melhor opção de revestimento para esse ambiente são os revestimentos cerâmicos. As duas principais opções no mercado brasileiro são o piso cerâmico simples, ou azulejo, ou o piso porcelanato, que têm melhor desempenho em relação à água e à sujeira. A diferença entre os dois está na tecnologia que existe por trás da manufatura destes produtos. O processo tecnológico pelo qual passa o porcelanato é mais avançado e dá um resultado mais concentrado que a cerâmica, ou seja, fica mais denso (quase sem nenhuma porosidade e permite mais rejuntes – filetes de argamassa, geralmente de cimento, para tomar as juntas das pedras em obras) lhe permitindo ser mais resistente.

Piso cerâmico no banheiro

A cerâmica é um material que se destaca no mercado brasileiro por sua grande gama de opções disponíveis no mercado. As características principais de desempenho deste revestimento são a sua facilidade de limpeza e sua resistência. Outra vantagem é poder encontrar o piso cerâmico nos mais variados tamanhos no mercado brasileiro: cerâmicas 30x30cm, 33x33cm, 40x40cm, enfim, muitos outros tamanhos também podem ser encontrados, sendo possível encaixar nos mais diversos projetos.

Piso cerâmico

Como é possível ver na imagem, o piso cerâmico exige juntas, neste caso rejuntadas com argamassa preta.

Uma característica importante do piso cerâmico comum é não admitir junta secas, afinal ele não é completamente impermeável, e necessita das juntas entre as peças para compensar o aumento de sua dimensão com a absorção de água, comum em ambientes molhados, como os banheiros.

Pisos para banheiro – Porcelanato

O Porcelanato é um piso Produzido com matéria-prima nobre, é resultado da mistura de diversos minerais, como areias feldspáticas e mistura de argilas que passam por uma temperatura de até 1400 graus Celsius. Isso confere ao porcelanato características físicas únicas como a impermeabilidade total à umidade, permitindo que se faça juntas secas no piso do banheiro.

Piso porcelanato

O piso porcelanato, por outro lado, dispensa qualquer uso de juntas, sendo possível encaixar as peças umas nas outras diretamente.

Quando necessário, aditivos e/ou corantes são adicionados, mas geralmente sua cor é branca. Existem três tipos de porcelanato: o acetinado (ou mate, que não tem brilho), que possui algumas ranhuras e é mais fácil de limpar; o rústico, que embora seja antiderrapante, é mais difícil de limpar (não recomendado para cozinhas por causa da gordura) e por isso é mais usado em áreas externas. Já o porcelanato técnico/natural/polido é o mais comum e possui brilho superior aos demais, porém é mais escorregadio

Performance de outros materiais como pisos para banheiro

  • A madeira não é indicada para banheiros por causa da alta umidade do ambiente, que acaba tornando o ciclo de vida do material muito curto e problemático;
  • O mármore é um material essencialmente caro para ser usado como piso, além de que revestimentos em pedra em geral sofrem com a exposição prolongada à umidade e sabão, e com o tempo acabam apresentando manchas e desgaste de sua superfície.
  • O cimento queimado é um material relativamente barato, composto basicamente por água, areia e cimento. Tem alta resistência, mas quando muito molhado fica escorregadio, assim, recomenda-se não colocá-lo dentro dos boxes, pois pode reagir com os produtos usados na hora do banho (sabonetes, cremes, condicionadores, xampus etc.)

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários