Placa Cimentícia: material que vem conquistando mercado

Já é sabido que os materiais para construção atualmente estão cada vez mais fáceis de serem utilizados. São tantas opções (e tão práticas) que a construção civil ganhou um novo fôlego nos últimos trinta anos, tamanhas as novidades. Além de facilitar os projetos de construção, essas facilidades também aquecem consideravelmente o mercado e aceleram as obras, sem, no entanto, comprometer o resultado final dos projetos, sua aparência ou segurança.

Entre esses produtos úteis para a construção, podemos citar as famosas placas cimentícias. Se você ainda não conhece nem utiliza essa facilidade, saiba que ela oferece muito mais prós do que contras.

Placas cimentícias utilizadas na construção civil

Placas cimentícias utilizadas na construção civil

O que é e como funciona a placa cimentícia

As placas cimentícias são produzidas industrialmente por grandes fabricantes nacionais e seguindo normas específicas. Elas são produzidas com cimento reforçado com fio sintético e já vêm prontas para serem utilizadas na obra. Essas placas possuem grande durabilidade e resistência a impactos. Outro detalhe que vale destacar é que não são danificadas por ataques de micro-organismos e cupins.

A utilização, por sua vez é rápida e prática, o que agiliza muito o prazo de entrega de uma obra. Elas podem ser utilizadas em paredes internas ou externas, assim como beirais e divisórias. E sem nenhum tipo de desperdício.

Por se tratar de um produto com excelente resistência, elas podem ser instaladas tanto em locais secos quanto em locais úmidos, sendo que nestes últimos há o processo de impermeabilização. Este processo só é desnecessário se a própria placa já garantir o mesmo (o que vai depender da marca e do fabricante).

Obra com uso de placas cimentícias em vedações externas

Obra com uso de placas cimentícias em vedações externas

E para quem se preocupa com o efeito final estético, as notícias são boas: as placas cimentícias garantem um ótimo acabamento final, facilitando a pintura ou a aplicação de texturas e cerâmicas.

Esquema básico de composição de uma placa cimentícia

Esquema básico de composição de uma placa cimentícia

Vantagens da placa cimentícia

Como já mencionado, a placa cimentícia evita desperdícios de revestimentos. Dependendo do projeto, a placa pode ser o próprio acabamento, dispensando qualquer tipo de revestimento sobre as paredes. Além disso, sua aplicação é rápida e simples, apesar de precisar de mão de obra especializada, bem como equipamento especial para transporte e instalação das mesmas.

Ao se optar pela placa cimentícia como revestimento, você economiza:

  • evitando desperdício de material com quebras e perdas;
  • agiliza a instalação das vedações e revestimentos do seu projeto;
  • Evitando dores de cabeça com problemas de revestimento, já que a placa é muito mais resistente à impactos que os revestimentos convencionais;

Além disso, vale lembrar que a placa cimenticia:

  • É incombustível, então não altera o grau de risco à incêndio de uma edificação;
  • É resistente à umidade;
  • podem receber em seu interior as instalações elétricas e hidráulicas através de tubos previamente informados ao fabricante.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários