Planta Baixa: O Que é? Para Que serve?

Hoje falaremos sobre planta baixa, assunto fundamental para designers de interiores, estudantes de arquitetura e engenharia civil. Se você é estudante nas áreas citadas ou se deseja apenas conhecer melhor o assunto, este texto é indicado.

Optei por criar um artigo com linguagem fácil para melhorar o entendimento, já que saber o que é planta baixa exige um pouco de conhecimento em alguns símbolos relacionados.

O Que é Planta Baixa

A princípio, posso dizer que esse tipo de desenho é um desenho que apresenta-se em escala e demonstra a relação entre os espaços de um projeto de construção. Todas as características mostradas aqui são vistas de cima.

As plantas baixas também são popularmente conhecidas como plantas de casas, plantas ou plantas arquitetônicas. Um dos objetivos das plantas baixas é justamente permitir que as pessoas visualizem como se movimentação em uma residência ou construção comercial.

Igualmente, as plantas arquitetônicas são interessantes para determinarmos se o ambiente encontra-se de acordo com a finalidade desejada.

Também vem cm o propósito de resolver possíveis falhas que podem ser redesenhadas antes de começar a construção. Este é um dos principais pontos. Fazer  plantas baixas vai te permitir construir seu projeto com maior segurança e garantia de funcionalidade.

Além disso, pode trazer muitos outros benefícios como, por exemplo, a economia em uma obra.

Por fim, este arquivo ainda pode ajudar muito na hora de pensar no projeto, pois é possível aumentar cômodos, trocá-los de lugar, etc. Mas é necessário saber que existe uma diferença entre plantas baixas e planta de construção.

Tenha em mente que as plantas baixas servem para que possamos visualizar antecipadamente o ambiente que estamos projetamos. Com uma planta assim, podemos ter noção de como será a vivência, bem como a circulação das pessoas na parte interna e externa do local.

No entanto, as plantas baixas não possui informações precisas e que permitam os construtores levantarem uma casa ou qualquer outra estrutura. Um construtor, por sua vez, precisa de uma planta completa e que traga informações técnicas.

Para Que Serve?

Planta Baixa

A planta baixa serve para que tenhamos noção de como será uma casa. É uma maneira de saber como seu projeto ficará, tamanho de ambientes, como serão divididos, etc. Até mesmo a abertura de uma porta ou janela, é possível saber através destes desenhos.

Além disso, a planta baixa não é uma opção, trata-se de um documento necessário e exigido dentro do projeto legal. Sendo assim, se você vai construir, saiba que sem a planta baixa não é possível entrar com o pedido de alvará de construção.

Em resumo, estes desenhos servem para nos ajudar a acompanhar o projeto para que tudo saia como o definido.

Planta Baixa de Casas

Para que você entenda melhor o que é e como funcionam as plantas baixas, trouxe alguns desenhos residenciais. Dessa forma você entenderá para que serve, e como a mesma é realizada.

Planta Baixa de Casas Planta Baixa de Casas Planta Baixa de Casas Planta Baixa de Casas Planta Baixa de Casas

Planta Baixa Humanizada

Agora que você já sabe o que são plantas baixas, entenda do que se trata a versão humanizada.

Trata-se apenas do desenho da planta baixa normal, mas com o diferencial de ser colorido, com texturização, sobras e efeitos de luz. Geralmente, que pretende iniciar um projeto requintado não abre mão de criar sua planta. As plantas de casas luxuosas são muito requisitadas.

Planta Baixa Humanizada Planta Baixa Humanizada Planta Baixa Humanizada

Planta Baixa Online

Hoje em dia é fácil criar plantas 3d e plantas baixas, humanizadas ou não, online, através de programas, mas também é possível criar plantas sem instalar programas.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários